Onde está o conhecimento?

Temos acesso instantâneo ao conhecimento adquirido pela humanidade ao longo de milhares de ano, a grande pergunta é: qual a qualidade do conhecimento que tem gerado nossa evolução pessoal?

“(...) no sentido etimológico, a pedagogia significa a viagem da criança em direção às fontes do saber.
Até agora existiam lugares de saber, um campus, uma biblioteca, um laboratório... Com os novos meios é o saber que viaja. E essa inversão transforma completamente a ideia de classe ou de campus.” (Michel SERRES)

Temos o conhecimento na palma de nossas mãos, vivemos a era do “eu já sabia”, pois mesmo que não saibamos, basta uma rápida busca sobre qualquer assunto em ferramentas de busca na internet nos tornamos “peritos” em qualquer assunto.

Sabemos de tudo! Mas será que sem internet, sem smartphones, tablets ou computadores ainda saberíamos de alguma coisa?
Com tantas informações quais são aquelas que têm aderência? Como você constrói o seu conhecimento neste oceano de dados?

As informações estão disponíveis, todos temos acesso. O grande dilema é: Como gerenciar toda esta informação?

Ai é que entra nosso lado humano... podemos depender da tecnologia para armazenar dados e informações, mas sem criatividade, empatia, compreensão e produção de sentido não haverá crescimento, nem desenvolvimento.

Portanto o conhecimento está em nós, em nossa capacidade criativa e inovadora de determinar nosso ritmo e descobrir o nosso método, aquilo que nos auxiliará melhor em nossa aprendizagem, assim podemos construir o nosso conhecimento, por meio da observação, reflexão e análise de dados, pois somente assim haverá crescimento e desenvolvimento pessoal, de nada adianta acesso às informações se não houver, de fato, o aprendizado.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento