Onde acho um gerente?

Pergunta recorrente de todo bom empresário que deseja ter mais tempo livre para se ocupar da estratégia de seu negócio: Onde acho um gerente?

Como consultor, já ouvi esta pergunta por várias vezes. Então, resolvi formular um texto que possa ser útil ao nosso leitor empreendedor e também aos profissionais que cobiçam o tão sonhado posto de gerente, entendendo por este o coordenador, supervisor, encarregado e outros do gênero.

Gerente é o profissional que está entre o empresário e a equipe de trabalho, posição incômoda para alguns, é verdade, mas com a maturidade vem o discernimento para atuar na conversão dos objetivos de ambos em resultados para a empresa e para as pessoas.

Desconheço uma escola de gerente, um local onde possamos colocar pessoas na condição de alunos e retirar ao final do processo líderes formados, prontos, especialistas na arte do gerenciamento. Para formar um gerente é necessário a composição de três conhecimentos:

Técnico: Conhecimento específico da área de atuação. Se é um gerente de produção de um indústria de confecção, necessariamente precisa saber costurar, conhecer todo o processo produtivo da área que vai atuar, e assim nos demais segmentos de mercado;

Administrativo: Qualquer gerente precisa conhecer as regras básicas e os conceitos de administração. Assim será possível ter uma análise crítica saudável e a evolução natural de seu departamento. Assim como um mecânico utiliza de várias ferramentas, o gerente precisa ter as ferramentas de gestão à sua disposição, para, assim, aplicar a melhor em cada ocasião;

Liderança: Sabe quanto um gerente produz ou vende? A soma das partes de sua equipe! O gerente não faz. Ele faz com que façam. Sendo assim, o perfil de liderança é fundamental para o desenvolvimento de suas atividades. Ele precisa gostar e saber lidar com gente. A boa notícia é que liderança é comportamental; eu, você e todo mundo pode aprender a ser líder, basta querer, estudar e praticar;

Ao empresário segue o recado: Não existe gerente pronto! Até mesmo se buscar no concorrente terá algo, alguma coisa que lhe irá incomodar, pois essa pessoa precisará aderir à cultura de sua empresa. O mais correto é encontrar alguém que tenha dois dos três conhecimento acima e criar mecanismos para o desenvolvimento do terceiro pilar. Conjugando os três, terá uma sustentação que irá lhe proporcionar muitos resultados. A promoção deve ser sempre a primeira opção, mas lembre-se: não adianta apenas promover, tem que preparar!

O melhor vendedor geralmente se transforma em um gerente medíocre, se não for preparado para isto, pois as habilidades e competências são diferentes.

Já para o funcionário, a necessidade da empresa por gerentes constitui uma grande oportunidade. Prepare-se! A receita de bolo está acima. Sugiro que inicie por um diagnóstico, pense sobre os três pilares de conhecimento, assim poderá definir suas necessidades de desenvolvimento. Saiba que as coisas aconteceram na hora certa. Cabe aqui uma frase de efeito:

“É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado.” Whitney Young Jr.

Tenho um princípio em minha vida que nunca falhou: “Todo esforço um dia será recompensado!”. A certeza é que cada dia mais preparado, mais oportunidades vão surgir.

A todos recomendo a leitura do livro “O Gerente Empreendedor”, onde discutimos o papel do gerente e sua importância para a organização; esclarecemos dúvidas e damos dicas de como alavancar sua carreira. Boa leitura!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento