Oito dicas valiosas para escolher um negócio

Se você quer empreender, considere essas dicas antes

Escolher um negócio incorreto é o erro mais frequente entre os novos empreendedores. Como evitar que isso aconteça com você? Siga as dicas abaixo e aprenda a selecionar as melhores opções.

1) Aguarde o momento certo e encontre um negócio adequado para as suas necessidades. Não há castigo por deixar passar uma oportunidade. O processo de seleção requer análise e planejamento, e sua experiência e conhecimentos serão fundamentais para alcançar o êxito.

2) Não invista em negócios que possam implicar em excesso de dificuldades.

3) Identifique um negócio com potencial econômico, que seja sustentável a longo prazo.

4) Procure encontrar um negócio que cresça em mercados atuais e futuros. Lembre-se que a chegada de grandes lojas pode mudar o panorama e acabar com pequenos comércios. Identifique essa situação antecipadamente, principalmente se sua atuação for local. Ao decidir entrar em um negócio que possua esse risco, procure se diferenciar desde o início e fique atento aos movimentos mercadológicos.

5) Escute o conselho de Warren Buffett, o especialista mais exitoso em negócios dos EUA: busque negócios que sejam centrados em um “monopólio de consumidor”, com capacidade de fixação de preços e expectativas de crescimento previsíveis a longo prazo.

6) Evite os negócios de “produtos standard”, cuja competência se baseia inteiramente em preço.

7) Não é recomendável se arriscar em negócios que não esteja familiarizado. Seu conhecimento é muito importante.

8) Caso tenha pensado em fabricar um produto, considere as vantagens e desvantagens de subcontratar a produção com um fornecedor de baixo custo.

Dica bônus 1: Não existe garantia de 100% de sucesso em nada na vida, principalmente nos negócios. Tudo dependerá do contexto e dos fatores críticos de sucesso ao qual o negócio está submetido, e principalmente de sua dedicação. Evite iniciar um negócio sem antes analisar a si mesmo. Verifique o seu grau de comprometimento e ânimo com o sucesso de seu negócio. No mínimo, você precisa estar 120% engajado, com sangue nos olhos.

Dica bônus 2: Por mais que seu plano de voo seja perfeito, esteja preparado para viver fortes turbulências. Controle-se emocionalmente para conseguir controlar as turbulências. Procure a ajuda de um especialista, um consultor, um coach ou mentor para te apoiar na jornada. Melhor ainda se ele também for um empreendedor. Isso faz diferença.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento