O vendedor OLÍMPICO

Alguns acontecimentos produzem tamanho fascínio, que têm o poder de influenciar os pensamentos e as atitudes de milhões de pessoas.

Alguns acontecimentos produzem tamanho fascínio, que têm o poder de influenciar os pensamentos e as atitudes de milhões de pessoas. E algumas, como que hipnotizadas pelo canto da sereia, alteram a sua trajetória devido aos exemplos que testemunharam.
Ao reconhecer os méritos dos personagens que realizaram tais feitos, decidem trilhar caminhos semelhantes para alcançar a mesma glória. Ou apreendem os conceitos praticados por esses campeões, e os aplicam na nobre missão de alcançar o pódium, em profissões que podem não ser olímpicas, mas têm igual ou maior valor, porque são as que elegeram para as suas vidas.

E as Olimpíadas são o melhor exemplo que eu conheço de uma memorável e eloqüente celebração da capacidade, que os homens e as mulheres têm de se comprometer, dia após dia, durante anos a fio, em função dos resultados que decidiram alcançar.


Comprometimento, repito, que rima com planejamento, treinamento e inúmeros outros entos que resultam em merecimento. E nem por isso reduzem o enorme risco de, em um piscar de olhos alguém perder, ao falhar.

Em vendas é diferente, porque, normalmente, temos mais chances para fazer o negócio vingar. O que é bom para o coração e o estresse, desde que saibamos evitar as armadilhas, de nos contentar com menos do que queremos e podemos alcançar. De perder tempo apontando os culpados dos maus resultados, ao invés de assumir a responsabilidade de fazer acontecer, e consumir energia só para trabalhar. De empregar talento e criatividade em atalhos duvidosos, ao invés de nos aperfeiçoar, treinar e treinar.
E isso alguém pode aprender - sempre e mais - com o espírito olímpico, ao se preparar para vender, vencer e prosperar.


Foi o que aconteceu com um líder de vendedores que andava aborrecido com os fracos resultados, e quando soube que o campeão olímpico de vendas encontrava-se na cidade, foi falar com ele. Explicou a situação e ficou feliz quando soube que poderia aprender a receita do sucesso olímpico, desde que se comprometesse a segui-la 100%. Com o que concordou prontamente, desconhecendo o que o esperava.

A receita do vendedor olímpico
Primeiro você deve realizar cada um dos passos listados abaixo, antes de - se for o caso - instruir outros vendedores para que o façam.
Anote esta receita em um caderno, de próprio punho e com a sua melhor letra, no menor espaço de tempo possível.
Responda a pergunta: quais são as minhas metas para hoje, esta semana, mês e ano?
Eu já estou preparado adequadamente para alcançar os resultados acima? O que preciso aprender? Em que necessito melhorar?
Este é o meu plano de ação: descreva-o detalhadamente.
Siga o plano que você criou: trabalhe!
Compare os seus resultados com os seus resultados. Ou seja, você pode - e deve - ter como meta ganhar a medalha de ouro. Entretanto, precisa compreender que antes de concorrer com os outros, é você o seu maior adversário.
Além do trabalho propriamente dito, siga um programa de treinamento diário que inclua os itens a seguir, na proporção que a sua experiência indicar. Acrescentando outros que sejam necessários para a sua situação particular:

O Treinamento do vendedor olímpico: Para que e o que treinar
Treinar para aprender.
Treinar para se atualizar.
Treinar para melhorar detalhes.
Treinar para evoluir.
Treinar para se manter em forma.
Treinar por prazer.
Treinar para merecer vencer.
Treinar para ser reconhecido.
Treinar para ganhar dinheiro.
Treinar para superar os concorrentes.
Treinar para se manter na frente.
Treinar para os momentos de objeção.
Treinar para evitar a rejeição.
Treinar para se relacionar melhor.
Treinar para saber apresentar.
Treinar para persuadir.
Treinar para aprender a perguntar e ouvir.
Treinar para atender melhor.
Treinar a comunicação.
Treinar para vender mais, tudo o que tem.
Treinar os novos produtos, também.
Treinar a prospecção.
Treinar para recuperar clientes.
Treinar a pré-qualificação.
Treinar como lidar com toda a gente.
Treinar a ser simpático sendo empático.
Treinar um bom aperto de mãos.
Treinar a modular a voz, no tom certo para a ocasião.
Treinar como falar com as secretarias, para não ter decepção.
Treinar para manter sua chama acesa e trabalhar sempre com paixão.
Treinar para consultar seus sonhos, além das metas da corporação.
Treinar para produzir relatórios úteis, que servirão de bússolas para a sua orientação.
Treinar a treinar.
Treinar a verdade. Se você não cumpriu alguma das cláusulas que combinamos, seja por que motivo for, repita todo o processo novamente.

O tempo passou, e no prazo combinado o vendedor foi procurar o campeão, e assim que o viu, falou - senhor, eu li toda a receita e sei do seu valor, mas já conhecia - de cor e salteado - tudo o que está escrito nela, por isso fiquei frustrado e nada fiz. E, além disso, eu sou o líder! São os vendedores que precisam melhorar.
Esta evidente que você não seguiu a receita - disse o campeão - do contrário já teria aprendido a lição. E, provavelmente, os seus vendedores estão fazendo o mesmo que o líder. Esse é o problema!
Mas como confessou a verdade vou lhe dar uma oportunidade a mais. Saiba porém que, ao professor cabe orientar, mas é o aluno quem aprende, e só conseguirá se praticar.

Preste atenção, os meus objetivos com o método que empreguei foram os seguintes:
- Seguir as instruções simboliza a sabedoria e a disciplina.
- Utilizar o caderno simboliza a importância do seu conteúdo: as folhas estão reunidas, organizadas e protegidas, e ele está disponível em qualquer hora ou lugar.
- Escrever de próprio punho simboliza o compromisso com o trabalho.
- A letra caprichada simboliza a qualidade do seu produto, empresa e o que faz. Além do zelo com a sua imagem e marca.
- Escrever o mais rapidamente possível simboliza a importância que você dá ao tempo, que é a matéria-prima da vida. E a capacidade que você tem de fazer o melhor, mesmo sob pressão, do mercado, da empresa e das suas próprias exigências.
- Objetivos claros, preparo adequado e um plano de ação inteligente, precedem o trabalho que produzirá resultados excelentes. E ter um indicador como referência do que é possível, mas saber que são os próprios resultados que você precisa superar e superar, é motivador, não? Parabéns pela inteligência.

E para concluir, quero lembra-lo de que liderar pelo exemplo produz bons frutos, e que saber e não fazer, não é saber. E proponho que você observe no programa de treinamento, a diversidade de assuntos que um vendedor profissional precisa conhecer e dominar. Esse foi o principal motivo para eu colocá-los lá demonstrar o quanto somos exigidos. Possivelmente, mais do que alguns campeões olímpicos!
Portanto, para ganhar o ouro em vendas é preciso treinar, treinar e treinar.


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.