O valor do trabalho

Quer que seu filho se torne uma pessoa de bem? Ensine-o a gostar de trabalhar, a importância do trabalho, a respeitar os trabalhadores

Quando disse para uma pessoa que em minha opinião um indíviduo que não gosta de trabalhar provavelmente é mau caráter fui censurada na hora e questionada sobre essa minha afirmação. Queria apenas ver a reação das pessoas sobre essa minha teoria e claro que sei que toda regra tem excessão. Mas vamos analisar os fatos:

Todos precisamos de moradia, alimentação, educação, transporte, lazer, vestimenta, etc. E tudo isso custa dinheiro. E o modo honesto de conseguir dinheiro é através do trabalho. Uma pessoa que não gosta de trabalhar mas tem as mesmas necessidades de outra que trabalha então essa pessoa irá procurar outras meios para conseguir aquilo que precisa e esses meios geralmente são ilegais e imorais.

Quando uma pessoa não gosta de trabalhar, não valoriza o trabalho, não aprendeu a importância de realizar, de ser útil, essa pessoa terá vários sentimentos ruins: inveja, cobiça, não saberá sentir gratidão, não saberá servir. Se a pessoa não gosta de trabalhar vai tentar ganhar dinheiro de maneira ilícita e agir de maneira desonesta.

É claro que existem casos e casos e várias realidades diferentes. Existem pessoas que não precisam trabalhar pois possuem uma situação financeira muito confortável. Mas mesmo nesses casos os pais devem ensinar os filhos que cai inesperadamente do céu, que tudo deve ser pelo esforço, que Deus presenteou os seres vivos com uma natureza magnífica mas que para colher temos que plantar e quanto mais plantamos mais colhemos.

Ensine seu filho desde cedo a alegria de ser útil, de fazer suas próprias coisas, de respeitar os mais velhos, de respeitar todas as formas e todo tipo de trabalho honesto.

Dignifique e honre o trabalho e todos os trabalhadores e dê bons exemplos para seu filho. Explique que tudo que existe vem do trabalho. Ensine-o a gostar de trabalhar. Quem gosta de trabalhar aprende a dar valor para tudo, aprende a valorizar as pessoas, aprende a valorizar a vida. O trabalho dignifica o homem e forma o caráter.

Ensine seu filho que é importante termos teorias e que estudar também é uma forma de trabalho mas que a ação ainda é mais importante que a teoria. O estudo é uma preparação para a vida, é uma preparação para o trabalho. É melhor plantar uma árvore do que falar sobre a importância da natureza. É melhor recolher e separar o lixo do que fazer um discurso sobre reciclagem. Precisamos de ação, precisamos de gente que faz...precisamos de gente que valorize o trabalho e ensine as novas gerações...

E não vamos esquecer: um exemplo ainda vale mais do que mil palavras! Bom Trabalho!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento