O uso de smartphones no trabalho

Alguns anos atrás era fácil de controlar o uso destes aparelhos durante o horário de trabalho, pois os celulares praticamente só faziam chamadas e enviavam mensagens

Os aparelhos celulares e principalmente os smartphones são aparelhos que praticamente todos possuem hoje em dia. Aguns anos atrás era fácil de controlar o uso destes aparelhos durante o horário de trabalho, pois os celulares praticamente só faziam chamadas e enviavam mensagens. No entanto, atualmente os celulares/smartphones estão cada vez mais sofisticados, tiram fotos de alta resolução, gravam vídeos, acessam redes sociais, e-mails e até mesmo permitem realizar tarefas que antigamente só eram possíveis com um computador ou notebook.

Por este motivo ficou muito mais difícil controlar o uso destes aparelhos durante o trabalho. É claro que em algumas ocasiões é expressamente proibido utilizar qualquer tipo de aparelho celular durante o trabalho. Como exemplo as tarefas repetitivas que exigem a utilização das duas mãos e em processo contínuo. Como no caso de um operador de caixa de supermercados. Mas em muitos casos o trabalho não é assim e sempre sobra um tempinho para dar uma espiada no que está acontecendo nas redes sociais. Algumas empresas proíbem até mesmo este tipo de uso, outras deixam a critério do funcionário.

Como os smartphones são conectados a internet e recebem atualizações constantes e o usuário vai ficar curioso para saber o que foi que chegou. Cabe a cada pessoa saber os limites para não prejudicar o rendimento do seu trabalho. Já imaginou se uma pessoa que recebe 100 mensagens por dia interrompesse seu trabalho para ler todas as mensagens, certamente seu supervisor ou gerente não vai gostar nenhum pouco disso. Bloquear a rede da empresa não vai resolver o problema se o funcionário possuir um plano de dados móveis.

A mesma coisa acontece com os sites da internet, mesmo que a empresa proíba o acesso através dos computadores os funcionários continuarão tendo acesso através dos smartphones, ou seja, fica muito difícil de controlar o que cada um está acessando. Novamente cabe a cada um saber os limites de uso, se você acessa um site para obter uma informação que lhe auxiliará no trabalho é uma coisa. No entanto, se você utiliza para acessar sites de fofoca ou entretenimento é outra totalmente diferente.

Se a empresa proibir o uso certamente o funcionário vai ficar insatisfeito, então é melhor utilizar com cautela para não ser punido. Você pode utilizar na pausa para a água ou café, no intervalo para ir ao toalete, ou ainda no horário de almoço. Mas jamais faça isso durante uma reunião importante que dispensa totalmente o uso do smartphone. Se estiver recebendo uma ligação urgente avise seus superiores, assim você evita constrangimentos e não atrapalha o andamento do seu trabalho.

Outra coisa, deixe o aparelho sempre no silencioso principalmente se você é um daqueles que recebe muitas mensagens durante o dia. O barulho além de ser inconveniente pode prejudicar a atenção de quem está concentrado em alguma determinada tarefa. O melhor remédio mesmo é o uso com moderação.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento