O segredo para uma equipe vencedora

Ter os melhores players na sua equipe não significa exatamente obter sucesso no seu empreendimento

Alguns estudos têm mostrado que colocar pessoas ultra-talentosas no mesmo time não faz com que o sucesso exista e que o segredo é ter um time misto em suas qualidades, mas com muita interação. A comunicação é o ponto mais forte de qualquer organização.

Uma coisa é fato nessa vida: não há como fazer nada sozinho. O trabalho moderno gira em torno de equipes e a sua sinergia é a pedra angular para a construção de um sólido sucesso. Um estudo feito pela INSEAD a partir de 2014 descobriu que adicionar muitos talentos pode prejudicar o desempenho de uma equipe. E você pode ter acesso a esse conteúdo clicando aqui (em inglês).

O estudo descreve que o conhecimento raramente é distribuído por toda equipe deixando uma lacuna entre os profissionais. Para mapear esse exemplo vamos usar a figura de um barril e cada membro da equipe é uma lasca de madeira. Ao enchermos esse barril com água, se todos não - as lascas - tiverem a mesma altura a água certamente alcançará o mais baixo nível e será aquele o nosso “limite de enchimento do barril”.

Logo, se todos não estiverem trabalhando com o mesmo nível de conhecimento - cada qual em sua especialidade, é claro - o time sempre será nivelado ‘pela mais baixa lasca’.

Os melhores jogadores nem sempre fazem o melhor time

Assim como qualquer time de futebol, as equipes nas organizações variam em seus níveis de interdependência. E quando o sucesso da equipe depende da acumulação de desempenho individual surge o problema da dependência da organização de apenas “um cara”.

Agora quando há um mix de talentos há independência na tomada de decisão e velocidade nas ações - e isso faz o seu negócio ser ainda mais competitivo.

A chave para uma equipe de sucesso

A pesquisa da INSEAD mostra que a comunicação é a chave para o sucesso de um time. Ela descobriu como equipes se tornam mais experientes a partir da eficácia da comunicação entre eles e que ela é tão válida quanto o conhecimento individual dos membros da organização.

Criar uma newsletter sobre acontecimentos da empresa, notícias sobre resultados, planejamento, próximos passos e até sobre notícias do mercado pode ajudar seu time a saber mais sobre seu negócio, encontrar novas soluções e prever problemas.

Estimular, ou até mesmo criar, a sua equipe a participar de feiras, encontros, workshops e atualizações, aumenta o grau de conhecimento, qualidade da entrega das atividades e a posição da sua empresa em relação a concorrência.

Por isso, invista seu tempo na informação e formação de cada membro da sua equipe e garanta o sucesso do seu negócio nesse novo ano.

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