O RH que gera valor - Realidade ou modismo?

Nos dias de hoje, é muito comum ouvirmos ou mesmo presenciarmos reuniões ou palestras onde o tema é o RH que gera valor! Mas como assim? O RH sempre gerou valores

São Paulo: Nos dias de hoje, é muito comum ouvirmos ou mesmo presenciarmos reuniões ou palestras onde o tema é o "RH que gera valor".

Mas como assim?? O RH sempre gerou valores!!!

Pode parecer ou soar estranho mas desde que me reconheço como gestor de recursos humanos, a área de rh sempre gerou valores, sempre, sejam eles tangíveis ou intangíveis, o rh sempre operou dentro das caracteristicas de uma área de negócios como outra qualquer dentro das organizações, com metas determinadas, estratégias definidas e alinhadas com a da organização, centro de custos, planos orçamentarios, entre outras caracteristicas que compõe e faz da área de rh uma geradora de valores, criando e convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis.

Em recente pesquisa dentro de uma rede de network, foram entrevistados 28 CEO's de empresas dos mais diversos segmentos, tendo 95% dos mesmos entrevistados respondendo que confiam plenamente em sua área de rh, definindo inclusive as responsabilidades do rh, na condução de projetos visando a recessão vivida pelo país hoje. Segundo esses mesmos CEO's, a impotância da área de rh tem sido tão grande, que esta deixando "os queridinhos" das organizações, os CFO's, em segundo plano.

Hoje os CHRO's (Chief Human Resources Officie) tem tanta visibilidade quanto qualquer CFO dentro das organizações, hoje eles operam juntamente com os CEO's, lado a lado, definindo perspectivas estratégicas, inovando, mensurando a necessidade ou não de capital humano em fusões e aquisições, determinando projetos de retenção e atração de talentos, trilhas de carreiras, projetos de desenvolvimento de lideres...etc!

Quer mais valores gerados pelo RH??? Aqui vai..!!!

"As organizações hoje reconhecem que o capital humano é fundamental, que a área de recursos humanos é essencial para manter as mesmas organizações sempre competitivas e em constante crescimento, pois na era do conhecimento, a área de rh é a única com recursos organizacionais capacitados para disseminar, desenvolver, inovar, produzir, vender, tomar decisões, liderar, motivar, comunicar, interagir, se organizar e comandar". (C.Ornellas. 19/02/13).

O rh é a única área que produz e desenvolve índicadores, métricas e faz precificação de serviços junto com as demais áreas de negócios das organizações, precificando custos, variáveis, colaborações, valores e dinâmicas, essas usadas inclusive por grandes empresas como Google, Dropbox, Michelin entre outras.

Realidade ou modismo?? Sim, é real, dinâmico e estratégico, o modismo está na exposição ou no reconhecimento tardio, do rh gerador de valores!!

"As organizações hoje estão mais voltadas para sua capacidade de manter e atrair pessoas que estejam capacitadas para gerir recursos, atender demandas, planejar e liderar eficazmente, a fim de promover a manutenção dos recursos operacionais de forma continua e equilibrada, esta necessidade de gerar, reter e atrair talentos que viabilizem o sucesso organizacional, possibilita a área de RH ser reconhecida como parceiro do negócio, inclusive como parte integrante da tomada de decisões estratégicas nos níveis mais altos, dentro de muitas organizações reconhecidas mundialmente por sua excelência". (C.Ornellas. 19/02/13)

Qual é a verdade?? A verdade é que a área de rh, se tornou indispensável para as organizações na condução estratégica do seu bem mais valioso, seu capital humano.

O rh agrega valor a gestão em todas as áreas, mostra resultados condizentes com as estratégias de negócios, dita o profissionalismo e demonstra novas competências necessárias para manter a organização na sua linha estratégica e no topo da cadeia competitiva. A área de recursos humanos é a única preparada para desafios que estão batendo a porta das organizações tipo: Globalização, gestão da cadeia de valores para competitividade empresarial, resultados rentáveis através de custos e crescimento, gestão e foco da capacidade de mudança, transformação organizacional e tecnologia.

Então podemos dizer que a área de rh é um parceiro ativo, de negócios e necessário para o crescimento das organizações, seja capacitando, desenvolvendo, desburocratizando, flexibilizando e maximizando os recursos organizacionais, de forma que esta área tornou-se parte das estratégias organizacionais, se tornando indispensável nos dias de hoje.

Existem outros valores que o RH pode gerar? Sim existem, mas a sua principal linha de condução esta na estratégia e operacionalização de todos os seus subsistemas. Mas esse é outro tema que veremos em breve!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento