O que você vai fazer da sua vida nos próximos quatro anos?
O que você vai fazer da sua vida nos próximos quatro anos?

O que você vai fazer da sua vida nos próximos quatro anos?

Já parou para pensar como serão os próximos quatro anos da sua carreira?

Recentemente em minha carreira senti a grande necessidade de parar para respirar e entender o que estava acontecendo (ou “con teseno”, como alguns dizem) com a minha vida profissional. Tive diversas mudanças positivas na minha rotina que, aliadas às atividades já existentes, impossibilitaram um tempo de reflexão necessário para entender e avaliar a minha trajetória e objetivos. Isso aconteceu comigo e tenho certeza que já aconteceu ou está acontecendo com muitos de vocês que estão lendo este texto agora. Não se preocupe, você não está sozinho neste barco.

Por isso decidi questionar-me: Eu, Davi Gobatto, o que pretendo fazer e onde pretendo estar daqui a quatro anos? O que quero fazer durante esse período? Quais são os meus objetivos? Fiz esses questionamentos pois o “deixa acontecer”, “deixa a vida me levar” tem sua relevância, principalmente no âmbito da vida pessoal e para refrão de música, mas para o planejamento de carreira ter caminhos e metas bem definidos é primordial para quem quer alcançar seus sonhos profissionais.

Aqui não quero focar-me em quais foram as minhas respostas para estes questionamentos, já que para 99,9% de vocês isso não importa muito (o 0,01% restante é margem de erro), mas quero falar sobre como realizei esse planejamento e o que isso está trazendo de positivo para minha vida. Para começar, comece a ter o costume de anotar seus pensamentos (como os deste exercício que vou passar), afinal nunca saberemos qual ideia pode ser aproveitada e trabalhada e, infelizmente, ainda não podemos confiar 100% na nossa HD pessoal chamada cérebro. A infinidade de informações com as quais somos bombardeados diariamente pode “matar” sua ideia ou planejamento aqui elaborado.

Vamos lá, em um papel ou planilha simples quero que faça uma divisão em quatro partes, uma para cada um dos quatro anos do planejamento da sua carreira. Depois, divida cada parte em doze partes iguais, representando os meses de cada um desses quatro anos. Agora é a hora de você conversar consigo mesmo. O que você pretende estar fazendo ou ter conquistado nos próximos quatro anos? Deseja estar graduado ou pós-graduado? Deseja estar efetivado no seu estágio ou ser promovido? Deseja falar uma segunda língua ou investir em uma terceira, quarta ou quinta? Ou, por que não, deseja largar tudo e virar mochileiro ou viver qualquer outro sonho considerado “louco”?

Escreva em um outro papel ou planilha todos esses objetivos e lembre-se que nada impede que, gradativamente, você possa ir mudando-os conforme os seus novos questionamentos e insights. Depois de escrever todos eles, estipule metas, mas sem forçar a barra. Por exemplo, ouvimos algumas histórias de pessoas que conseguiram aprender uma nova língua com pouco menos de um semestre, mas para a grande maioria das pessoas esse processo não é tão rápido. Portanto, seja franco quanto às suas capacidades e ritmo de aprendizado, por exemplo, e coloque metas com maior facilidade de alcance. Chegar ao objetivo antes do prazo não é um problema, mas ultrapassá-lo sim.

Depois de estipulado os prazos de todos os seus objetivos, escreva-os nos seus respectivos espaços no papel ou planilha que realizou a divisão. Ok, agora preenchidas as informações, o que fazer?

A partir de agora todas as ações que tiver durante a sua vida profissional serão medidas e guiadas por estes objetivos. Antes de realizar qualquer atividade ou tomar alguma decisão, pense sempre em como isso estará influenciando nos seus objetivos estipulados. Definir suas metas de carreira é fundamental para o seu sucesso profissional.

O que isso mudou na minha carreira? Hoje não tenho mais a sensação de estar pisando em ovos ou caminhando em um cenário desconhecido. Eu sei o que eu quero, eu sei quando eu quero, e sei (ou imagino) como vou chegar aonde desejo. Isso nos traz uma segurança e uma satisfação profissional incrível, que influencia muito positivamente no nosso desempenho no trabalho e demais atividades diárias.

Bom, espero que tenha ajudado com essa ideia e quem tiver mais sugestões para planejamento de carreira será um prazer ler e ouvir. Boa sorte a todos!

ExibirMinimizar
aci baixe o app