O que você quer ser quando for um Administrador?

o que fazer para se destacar mediante tanta concorrência? Qual área seguir?

Muitos dizem que administração é somente para aqueles que não sabem qual faculdade escolher. Digo que isso é a mais pura "VERDADE", porém nosso leque de opções é infinito, e temos a responsabilidade de decidir qual caminho seguir, respeitando nossa profissão, nossos colegas e a nós mesmos neste percurso.

Segundo o senso do INEP/MEC 2013 já somos o curso com maior numero de alunos no país com 1.320.483 matriculados, o que representa 18% do total de Universitários em todo o país e a categoria que mais oferta profissionais/ano para o mercado com 225.833 concluintes em 2013, totalizando 22% dos diplomados Brasileiros.

Agora, o que fazer para se destacar mediante tanta concorrência? Qual área seguir? Uma vez que um administrador formado pode atuar em diversas áreas como: vendas, pós-vendas, recurso humanos, comercial, gerencia, diretoria, pode ser empresário, consultor, educador, coaching, etc.

E como agregar valor ao currículo? Estas são apenas algumas perguntas que devem ser feitas. Portanto, não estou aqui para dar-lhes uma "receita de bolo" para o sucesso profissional ou para garantir o melhor emprego, você não pode, como não deve delegar suas decisões, profissionais e pessoais, a terceiros, estas devem partir de suas convicções e de seus conhecimentos, desta forma deixarei apenas algumas orientações a você que iram auxiliá-lo em suas decisões:

1-Análise SWOT pessoal: o primeiro passo é se conhecer, esta auto-análise é fundamental para qualquer profissional e para isso a análise SWOT pessoal irá contribuir em suas decisões.

Pontos fortes: esta relacionada às suas habilidades e ao que você faz de melhor, aquilo que o destaca perante seus colegas de graduação e trabalho, pode ser a pró-atividade, criatividade, comunicativo, etc.

Pontos fracos: nesta etapa você deve ver suas limitações e tudo que interfere em seu crescimento profissional, seja falta de qualificação, experiência, habilidade para falar em público, entre outras.

Oportunidades: são as forças externas que afetam positivamente sua carreira, seja uma nova empresa chegando a sua cidade ou falta de determinado serviço em seu bairro que você possa aproveitar.

Ameaças: são as forças externas que afetam negativamente sua carreira, seja uma exigência nova do mercado ou um concorrente mais qualificado para determinado cargo, sendo que cada ameaça deverá ser trabalhada com cautela.

Desta forma, utilize seus pontos fortes e as oportunidades para decidir qual área você encontrará as melhores chances para ter uma carreira de sucesso.

2- Plano de ação: após realizar a análise SWOT pessoal, faça um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H para potencializar seus pontos fortes e minimizar ou eliminar seus pontos fracos, respondendo as perguntas: o que fazer? Porque fazer? Quem? Quanto custa? Como? Quando? Onde? Faça um planejamento de todas as etapas que precisa realizar para se destacar na área que escolheste assim o planejamento ira auxiliá-lo a alcançar o sucesso profissional e o destaque que almeja.

3-Execução: Este talvez seja o passo mais difícil, por em pratica tudo que fora visto anteriormente, ao conhecer seus pontos fortes e fracos, realizar os planos de ações, você deve executar o que fora planejado, seja a realização de treinamento, curso, trabalho voluntário para adquirir experiência, etc. Esta parte é inteiramente dependente de você, executar de forma eficiente e eficaz o levará mais perto do sucesso.

Finalizo aqui com a pergunta inicial, o que você quer ser quando for um administrador?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento