O que você precisa saber para vencer a procrastinação

O perfeccionismo é mais um fator para a procrastinação

Sim, a palavra é pouco romântica: procrastinação. Do verbo procrastinar. Adiar, deixar alguma coisa para depois.

Quem nunca prolongou uma tarefa ou a tomada de uma decisão na vida que jogue a primeira pedra.

Muitas vezes, não se trata apenas de preguiça ou incerteza, mas do medo de fracassar.

Vivemos e criamos gerações para o sucesso e o êxito. O mínimo desvio dessa rota é algo bastante temido (pânico geral mesmo!).

O perfeccionismo é mais um fator para a procrastinação.

“O perfeccionismo é a busca de um padrão de qualidade altíssimo, é exigir de si mesmo uma atuação sem falhas. Se você abomina a ideia de ser qualquer coisa que não seja perfeito, isso gera ansiedade e estresse”, relata a coach Paula Abreu, em seu livro Escolha sua Vida.

O momento perfeito

Planejamos nos casar depois da faculdade, e o namoro termina. Planejamos comprar a casa própria antes mesmo dos 30 anos, e vem a crise e perdemos o emprego. Planejamos tantas coisas que não saem como desejamos. Mas, nem por isso, são impossíveis de serem conquistadas. Acredite: pode acontecer com todo mundo! Temos de ajustar a rota. Só isso. O momento perfeito é você quem vai fazer.

Autoconfiança é uma postura muito importante nestes momentos em que ajustes são necessários. Planeje e se adeque quando preciso. O mundo não vai acabar por causa disso. Se cobre menos.

Tenha em mente que não se pode controlar tudo.

Não caia na armadilha de pensar que tudo está em suas mãos. Existem fatores externos. Quanto mais consciência tiver disso, menos estresse terá na sua vida. Contudo, você ainda é responsável por boa parte de tudo que acontece com você, não é mesmo!? Faça bem a sua parte.

Cinco dicas para tornar sua rotina mais eficiente:

  1. Vença seus medos. Eles não vão te levar para muito longe.
  2. Defina seus objetivos, anote e coloque prazos. Muitas vezes vamos ter de fazer ajustes, mas ter um rumo já é um começo!
  3. Evite os roubadores de tempo, como redes sociais (sim, é triste, mas elas consomem muito do nosso tempo. Faça o teste prestando mais atenção no relógio).
  4. Decidir não é agir. Você pode ter decidido trocar de emprego, mas ainda nem atualizou o seu currículo. Acha mesmo que alguma coisa vai acontecer? Arregace as mangas e faça o que for necessário em busca do seu objetivo.
  5. Ouça seu coração. Você melhor do que ninguém conhece seu tempo. Só não deixe para muito depois. A vida passa rápido!

É fácil vencer a procrastinação quando fazemos algo que gostamos. Já pensou nisso para os negócios ou para melhorar a sua qualidade de vida?

Começar com o que tem em mãos é uma boa dica para sair da inércia. Já dizia minha querida colega e jornalista, Juliana Monteiro: “O primeiro passo é metade de tudo”.

Até a próxima!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento