O que um ataque de tubarão pode nos ensinar nos nossos negócios?

Sua empresa está preparada para um ataque de Tubarão? O que tem isso haver com o seu dia a dia? Saiba mais nesse post

Ataque de Tubarão a Mick Fanning, uma lição com 5 P e a crise . Esse texto não era pra estar num site de esportes? Confira até o final e saiba mais.

O ataque de tubarão ao surfista Mick Fanning na bateria final na África do Sul é um fato inusitado e épico.

Dois tubarões brancos, um ataque levando parte da rabeta (parte de trás) de sua prancha e uma presença de espírito e de iluminação, salvaram o três vezes campeão do mundo. Antes de ser uma tragédia ao vivo , foi um momento de glória. Ao ser rapidamente resgatado e na sua entrevista, é claro seu estado de choque.

Mas o que tem haver isso com a crise atual ?

É certo que hoje só se fala em crise. Política, econômica, ética enfim todo tipo de crise. Vivemos num mar infestado por tubarões, onde as empresas estão cada dia mais numa situação de retaguarda.Esperando a próxima onda chegar com bons ventos de negócios.

O que fazem a diferença de um surfista bom e um surfista excelente é sua postura diante das situações dentro do mar. Ao invés de ficar esperando uma mudança de maré, uma mudança de vento e uma melhor onda, o surfista excelente está constantemente procurando novos lugares, remando atrás de uma onda quando está competindo em uma bateria , se posicionando para estar no lugar certo, na hora certa. Se posicionando para fazer a “leitura” correta da onda ser surfada. Enquanto está fora da água o surfista se prepara física e mentalmente para o que vai enfrentar no mar.Pode ser uma onda gigante, um tubarão branco, ou mesmo uma lesão grave que possa lhe deixar em estado crítico.

As empresas que desejam sobreviver a essa crise com mar agitado e águas turvas devem ficar atentas para alguns detalhes:

1-Preparação

Se você empresário ficou pensando que seu faturamento nos últimos anos jamis iria cair e que sua equipe de vendas daria conta do recado,agora você começou a ver que não estava preparado para enfrentar esse maremoto. Mas calma, ainda dá tempo. Os tubarões ainda não atacaram. Invista em treinamento, preparação e muita qualificação. Essa pode ser a diferença de sobrevida que sua empresa terá. Lembre que Mick Fanning não entrou no mar sem se preparar. E mesmo chegando 3 vezes ao título mundial, ele sempre continuou a treinar.

2-Postura

Tenha uma postura pro ativa. Não espere que a onda venha até você. Procure enxergar as oportunidades e os riscos onde ninguém enxerga. Você só consegue enxergar quando está bem preparado. Se sua empresa ou você não estiver preparado não irá perceber as oportunidades e os riscos no oceano azul.

3-Positivismo

Pensar de forma positiva sempre, mesmo nas piores situações. Sabemos que não é tarefa fácil. Mas lembre-se que existe sempre soluções para os piores momentos.Mesmo quando foi atacado por um grande tubarão, Mick Fanning teve a tranquilidade de pensar e lutar contra ele. Bateu com sua prancha e conseguiu sobreviver. Perdeu o equipamento mas se manteve vivo.Sua empresa já entregou os pontos? Analise a situação e veja rapidamente quais as possibilidades. E não esqueça: trabalhe em equipe.

4-Perseverança

Certamente ela não deixará de tentar mais um título mundial. E você já desistiu de conquistar seu espaço no mercado?

A luta para pagar as contas continua. Muito imposto, legislação complicada e você lutando pra se manter vivo nesse mar cheio de tubarões.

5-Posicionamento

Onde sua empresa está nesse momento? Se você viu o vídeo vai verificar que o tubarão veio por trás para atacar. Alguma similaridade com sua vida empresarial? Os ataques a seu negócio são sempre de surpresa.

Repare que numa fração de segundo Mick Fanning reage e se defende. Seu posicionamento foi fantástico. Fruto de uma preparação anterior. E sua empresa está bem posicionada?

Pense nisso. A diferença que faz os profissionais e amadores pode ser a vida e a morte. Você pode até dizer: ele teve muita sorte.

Eu costumo dizer: a sorte vem quando você está preparado.

Se você procura alguém pra te ajudar na preparação de sua empresa nesse mar infestado de tubarões que é a internet e nessa crise que já quebrou muita gente, fale comigo. Sinceramente, eu não quero pilotar o jetski pra te resgatar. Quero que você esteja preparado.

ExibirMinimizar
aci baixe o app