O que tomar banho nos ensina sobre planejamento?

Ao planejar conseguimos ser mais eficientes em tudo que desejamos fazer, mesmo que isto seja um simples banho

Certa vez um professor de marketing, como sempre esses professores desta área são muito criativos e adoram um brainstorming, passou a nossa turma uma tarefa um tanto incomum. Deveríamos planejar uma atividade bem simples: tomar banho. Antes mesmo dele terminar de falar alguns colegas caíram na risada, mas depois de um tempo se dedicaram a tarefa.

Vamos então ao tal Planejamento do Banho, que pode ao menos servir de manual para ensinar seu marido que insiste em deixar a toalha molhada em cima da cama.

PLANEJAMENTO DO BANHO

OBJETIVOS:

O Planejamento do banho tem o objetivo de tornar esta atividade a mais eficiente possível. Entende-se por eficiente a redução no desperdício de água e energia elétrica; a melhor organização dos ambientes envolvidos e dos insumos necessários.

1ªETAPA: Organização dos insumos.

Antes do banho é indispensável separar e organizar tudo que será necessário para o banho, como: sabonete, shampoo, condicionador, toalha, chinelo e a roupa que irá usar após o término do banho.

2ª ETAPA: O banho.

Depois de retirar a roupa e entrar no box do chuveiro talvez seja necessário mudar a chave do chuveiro para a posição mais conveniente com a estação, com a finalidade de economizar energia mas sem deixar o banho desconfortável. Após ligar o chuveiro e molhar o corpo, fechar o registro para se ensaboar é uma boa maneira de economizar água no processo; repetir também no uso do shampoo e condicionador contribui para aumentar a eficiência do banho. Ao terminar o banho, secar todo o corpo antes de sair do box, faz com que o banheiro não fique todo molhado e colabora na organização do ambiente.

3ªETAPA: Pós-banho.

Após estar seco e vestido, a roupa suja deve ser colocada no cesto e a toalha molhada ser estendida para secar, caso for usa-la novamente.

CONCLUSÃO:

O planejamento não só de um banho, mas de qualquer atividade evita o desperdício principalmente de tempo e de dinheiro. Ao planejar conseguimos ser mais eficientes em tudo que desejamos fazer, mesmo que isto seja um simples banho.

Confesso que fazer este trabalho me deixou muito reflexivo, por várias vezes já pensei nele embaixo do chuveiro. Ele me ensinou de maneira prática o que é planejamento, passei a me cobrar mais e a planejar adequadamente. Uma agenda bem organizada, escrever no papel um roteiro ou as etapas de uma atividade, com prazos e etc, nos faz sermos eficientes e a visualizar o nosso futuro ou o da empresa com mais clareza.

Com certeza a Regras dos "5Ps", que certa vez li em um livro, vale a pena ser citada.
Proper Planning Prevents Poor Performance, mas que preferiram traduzir como:
Planejamento Prévio Previne Performances Patéticas, resume bem a função do planejamento.

Algumas pessoas e empresas ”esquecem a toalha” por não planejarem, ou mesmo por falta de terem feito um planejamento adequado acabam fazendo uma bagunça patética, como molhando todo o banheiro ou a casa toda, por exemplo, e tendo depois o trabalho de enxugar tudo.


E você?

É daqueles que "planeja seu banho" ou anda "esquecendo a toalha" e depois tem que resolver um problemão?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento