O que Tite pode ensinar aos gestores de empresas

Como Tite pode ensinar gestores e principalmente gestores de vendas a alcançarem os melhores resultados com suas equipes

Que Tite hoje é um dos maiores técnicos do Brasil não existe dúvidas, e o que escrevo nesse artigo não é em relação ao futebol, mas o que ele (Tite) como treinador e líder pode ensinar gestores e principalmente gestores de vendas a alcançarem os melhores resultados com suas equipes.

Há alguns meses venho estudando com o apoio de diversas reportagens, vídeos e artigos, algumas características do Técnico Tite, que faz dele uma referência de liderança no alcance de grandes resultados. Listo abaixo algumas características que presenciei no treinador e que podem ser úteis a gestores que querem desenvolver uma equipe vitoriosa.

  • Aprendizado contínuo: Hoje o mercado está cada vez mais competitivo. Dificilmente você está atuando num segmento onde não há concorrência, por isso é essencial o aprendizado constante, estar atento a tudo que acontece e manter um elo com clientes e vendedores que possam te ajudar a colher informações do mercado para auxiliar o gestor na tomada de decisões.

  • Meritocracia: Um bom líder é aquele que entende que hoje no canário atual não existe mais espaço para o profissional “puxa saco”, “coleguinha”. Para conquistar o respeito de toda a equipe a pratica meritocracia deve ser realizada. Os colaboradores devem ser reconhecidos pelo que são capazes de produzir, ou seja, seus resultados.

  • Mão na Massa: Já se foi também o tempo em que havia chefes que sabiam apenas mandar, gritar... Não existe mais espaço! Um bom líder é aquele que coloca a mão na massa, que “arregaça” as mangas e que está sempre presente. Se precisar da ajuda dele para fechar um contrato ele vai junto, se precisar do apoio dele para bater a meta, ele vai junto. Resumindo... Um líder conquista a confiança e credibilidade pelo exemplo. Um líder deve ser influenciador e estar sempre disponível.

  • Sem Comodismo: Quando bate a meta de 100% está ótimo, parabéns. Agora é descansar e aguardar iniciar o próximo mês. ERRADO! Um bom líder parabeniza e reconhece a meta alcançada, mas ele deve sempre querer mais, porque ele consegue extrair o máximo de cada colaborador, por isso se ele tiver credibilidade na equipe vai deixar claro que bom mesmo é bater 150%, 170% ou 200% da meta. No mercado competitivo não tem tempo para descanso.

  • Feedbacks: Um bom líder é aquele que entende a necessidade e importância de dar feedbacks positivos ou negativos aos seus funcionários e os sabe fazer. A equipe deve entender que o feedback não serve apenas para aguçar o ego pelas conquistas e pontos fortes, mas também a entender que existem pontos fracos que precisam ser melhorados. O líder orienta e ajuda na construção da mudança.

Por fim, se você quer ser um grande líder aprenda com grandes líderes, pessoas que tem o “poder” de influenciar equipes a obterem os melhores resultados. Um bom líder deve ser exemplo nas suas palavras, mas acima de tudo nas suas atitudes.

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns". - Abraham Lincoln

ExibirMinimizar
aci baixe o app