O que significa o medo na hora de empreender

Todo empreendedor vive ou vai viver uma situação em que o medo vai aparecer e saber o que fazer nesse momento fará toda diferença

Como qualquer outro desafio, empreender traz à tona muitos sentimentos e o principal deles é o medo.

Muitos empreendedores mascaram esse medo dando outros nomes a ele, como cautela, cuidados, receio, entre outros. Porém, o que realmente está por trás dos comportamentos acima é o medo, essa emoção que nos acompanha desde os primórdios e que tem uma função importante para todos nós.

Temos um sistema nervoso que foi evoluindo ao longo dos tempos, mas que manteve características e funções - ainda que primitivas - importantes para nossa sobrevivência. Esse sistema é essencialmente dotado de um conjunto de emoções capazes de nos proteger, de impulsionar e até mesmo nos fazer realizar grandes feitos.

Podemos classificar como emoções básicas aquelas que, quando misturadas e aliadas à repulsão e atração, derivam outras emoções. São elas: a alegria, a tristeza, a raiva e o medo.

Cada uma delas possui uma função importante pra nós. O medo, que é nosso objeto de estudo aqui nesse artigo, tem como função primordial nos proteger.

Porém, é uma emoção que facilmente perde essa função e ao invés de nos proteger, passa a nos impedir.

Imagine um empreendedor que decide enfrentar um desafio novo, que é empreender em algo: o que fazer com as emoções que aparecem? Muitos diriam para buscar apenas a razão e evitar a emoção. Ouço isso o tempo todo! Mas saiba que usar apenas o racional não vai garantir sucesso algum, pelo contrário, pode trazer mais problemas, pois nossos comportamentos são essencialmente regidos por nossas emoções.

Temos um potencial emocional enorme e que, aliado ao nosso racional, pode nos ajudar a ter sucesso no que quisermos.

Ao ter um desafio novo, é natural que o medo apareça e diria até necessário, e quando isso acontecer é importante que você busque entender o que esse medo está fazendo com você. Ele está te protegendo ou o impedindo?

Caso a resposta seja a proteção, ótimo, pois ele fará você evitar erros e ter cuidado nos detalhes, aumentando as chances de sucesso.

Se a resposta for te impedindo de realizar o que você deseja, significa que você ainda não está preparado suficientemente para fazer o que quer. Ótimo também! Pois chegou a hora de procurar saber o que falta na preparação e buscar preencher essa lacuna e assim garantir o sucesso de sua realização.

Uma metáfora que gosto de contar às pessoas quando falo do medo é um sonho de pilotar avião, onde falo que até eu realmente me preparar para ser um piloto preciso usar o medo e assim não me aventurar a pilotar uma aeronave.

Após estudar de fato e me tornar um piloto de avião capacitado, o medo deixa de me impedir e dá lugar à segurança e, assim, passarei a exercer minha função com satisfação e prazer. Porém, ainda assim, precisarei recorrer ao medo para me proteger e sempre buscar pilotar me preocupando com os detalhes e assim garantir a minha segurança e a de meus passageiros.

Portanto, meu amigo empreendedor, use o medo de maneira benéfica e inteligente e garanta o sucesso de seu empreendimento.

Abraços a todos e uma ótima semana.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento