O que são as métricas de um site
O que são as métricas de um site

O que são as métricas de um site

Entenda de uma vez por todas

Hoje vamos conversar sobre métricas de um site, assunto super importante para qualquer pessoa que queira entrar nesse Universo maravilhoso que é o SEO.

Qualquer pessoa que queira aprender sobre SEO, este post é indispensável!

O QUE SÃO AS MÉTRICAS DE UM SITE

Os mecanismos de busca seguem um padrão para definir quem vai ser melhor posicionado, estes padrões podem ser chamados de métricas.

Existem várias métricas que definem seu projeto, nesse post, iremos tratar de apenas 5, são elas:

CF – Citation Flow;

TF – Trust Flow;

TR – Trust Ratio;

DA – Domain Authority;

PA – Page Authority.

Usaremos 2 ferramentas para analisar as métricas:

Majestic – Para verificar TF e CF;

MOZ Bar – Para analisar DA e PA.

As importantes métricas Citation Flow e Trust Flow foram lançadas pela majestic em 2012.

Agora vamos conhecer cada uma das métricas já apresentadas:

CITATION FLOW

O Citation Flow é o numero que indica as referências apontadas para seu site ou para a URL analisada. Ou seja, é a nota que o Majestic te dá em relação aos links que apontam para você

Por exemplo: No seu projeto, tem cerca de 100 sites apontando para ele, então com base nesses apontamentos, o majestic te dá uma nota, essa nota se chama: Citation Flow (CF).

TRUST FLOW

O Trust Flow mede a QUALIDADE dos backlinks que seu site recebe, ou seja, quanto mais backlinks você receber de um site com boa autoridade (DA), melhor sera sua métrica de Trust Flow.

Por exemplo: Você está recebendo 100 backlinks de 100 sites diferentes, isto é, 1 backlink por site, e estes 100 sites tem uma boa autoridade na internet, boas métricas, etc, então seu Trust Flow aumentará. Resumindo, seu site será confiante para poder passar trust flow para outros sites, interessante né? ;D

Ah - um pequeno detalhe - também é possível que um Trust Flow seja maior que um Citation Flow, isso quer dizer que os links que apontam para o site analisado vem de poucos sites de muita autoridade.

TRUST RATIO

Trust flow/Citation Flow = Trust Ratio

Essa matemática funciona muito bem, devido a certos parâmetros, Exemplo:

Imagine que o CF seja muito alto (100) e o TF super baixo (5), isso quer dizer que o projeto esta recebendo muitos backlinks ou links juice de um projeto que não tem tanta qualidade, ou quase nada de qualidade. Não adianta você ter vários sites apontando para seu projeto, sendo que eles não tem autoridade e qualidade nenhuma.

Em geral, quando isso acontece e porque possivelmente é um site de ‘spam’ apontando para o seu ou um site sem autoridade e de pouquíssima confiança para os buscadores.

O valor de um bom Trust Ratio é aproximado de 1. Claro, 2 seria melhor ainda…

Por exemplo: Se você tiver um projeto que o CF seja 11 e o TF de 15, aplicando a formula o resultado seria = 15/11=1,36, que é um excelente resultado… ;D

DA – DOMAIN AUTHORITY

O que é domain authority – “Domínio de Autoridade” é uma métrica criada pela empresa MOZ, serve para analisar a autoridade que tal domínio exerce na internet, vários fatores influenciam nessas métricas

PA – PAGE AUTHORITY

O que é page authority – “Pagina de Autoridade” também é uma métrica criada pela empresa MOZ, serve para analisar a autoridade de uma pagina.Você pode ter varias paginas no seu site, porem, nem todas tem a mesma autoridade, tanto é que algumas os motores de buscam indexam mais rápido e posicionam melhor, enquanto outras demoram muito e o posicionamento não e tão bom.

Bom, esse foi um artigo explicando sobre as métricas de um site - fique a vontade para interagir nos comentários.

Até mais e boa leitura a todos.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.