O que o mundo empresarial pode aprender com os reality shows

Veja 7 situações que se assemelham muito com o que acontece diariamente nos ambientes corporativas e o que vemos nos reality shows

Os realitys como são chamados foram criados por empresas de TV americanas e européias com objetivo de solicitar pessoas comuns ou famosos disposta a atuar em um programa com desafios físicos, intelectual e de estratégias em equipe associado a premiações em dinheiro tornando todos processos públicos.

No Brasil os realitys chegaram em meados do ano 2000 e hoje conta com inumeros programas focados em diversos tipos de entretenimentos e ramo de atuação tais como programas com a presença de : grupo heterogêneo de pessoas, artistas, cantores, famosos, chefs de cozinha, solteiros, casais e candidatos a oportunidades de emprego.

Desde que foi ao ar pela primeira vez no Brasil, os reality shows divide opiniões, suscita vários comentários e instaura polêmicas.

Antes de iniciarmos pontuando as situações semelhantes da vida real e dos programas de TV vamos olhar para o ambiente que estamos falando.

Vejamos: o programa é formado por um conjunto de pessoas em busca de fama e reconhecimento (emocional ou financeiro).

Para conquistar os objetivos, essas pessoas se utilizam de um conjunto de estratégias e criam um rótulo . Nesse rótulo, elas selecionam alguns desses atributos para conquistar o público os participantes e os apresentadores do reality.

No ambiente de trabalho somos contratados por meio de indicações ou entrevistas onde são avaliados: conhecimento, relação humana, resultados e valores pessoais, uma vez se inserindo no quadro de funcionários de uma empresa toda sua vida profissional e privada torna pública, mesmo que seja para os gestores da empresa.

Com métodos de gestão atuais somos monitorados na empresa através dos indicadores de desempenho, sistemas informatizados e controles de acesso e até mesmo em casa em cargos que se utilizam do home office.

Sabendo agora da compatibilidade entre empresa e realitys, vamos citar 7 dicas inteligentes que podemos aprender com os realitys a se dar bem no campo empresarial.

  1. O ambiente: Nos primeiros dias de um reality show saber entender o ambiente é vital para permanência dos participantes, aos poucos vemos através dos comportamentos dos demais participantes quais são amigáveis, alegres, egoístas entre outras qualidades ou fraquesas de cada um.

No ambiente de trabalho quando iniciamos somos envolvidos pela ansiedade em resolver problemas, mostrar serviço e o mais rápido possível ser reconhecido pelos gestores como uma profissional aplicado e ás vezes acabamos agindo por impulso e falamos tudo o que pensamos, emitindo opiniões e fazendo pré- julgamentos tornando o ambiente pesado e criando uma má impressão profissional. Evitar que o clima seja alterado em sua volta é importante para sua longevidade e produtividade em sua carreira profissional.

  1. Desenvolva relacionamentos: Ser agradável e prestativo com os colegas é primordial para uma carreira de vitórias, muitos dos vitoriosos dos realitys shows usam o carisma para ganhar o público e com isso conquistar uma quantia de votos em caso de participação popular nos programas de TV e fazer alianças em provas do reality com participantes com vantagem competitiva.

Um profissional agradável e prestativo tem tudo para ter uma carreira longa em qualquer empresa, as pessoas procuram fazer amizades e se relacionar com quem sempre tem a mão estendida para ajudar e ser ajudado.

  1. Seja receptivo as novidades: Demonstrar que você quer conhecer seus novos colegas e interagir com todos é importante para ganhar popularidade em um reality show e até mesmo chegar a conquista do prêmio.

Assim como em um reality na carreira profissional mostre-se aberto para realizar perguntas e também para ser questionado, procure saber a missão da empresa, quais objetivos e desafios existentes e aprenda com os gestores qual a expectativa da sua contratação para a empresa, toda empresa busca pessoas dispostas a aprender para inovar e com isso ganhar oportunidades e gerar novos negócios.

  1. Tenha foco: Durante o período do reality o mais importante é focar no presente, lembrar que todo dia é uma nova oportunidade de ganhar popularidade e fazer com que participantes do reality e telespectador sejam a cada dia novos torcedores pela sua vitoria.

No meio empresarial a dedicação dia a dia ajuda o profissional a estar preparado para novos oportunidades, participar de treinamentos, fazer o trabalho com qualidade e perfeição e sempre estar apto a novos assuntos torna o profissional preparado para assumir cargos de liderança e manter sua permanência na empresa.

  1. Seja equilibrado: No reality um participante equilibrado em seu comportamento torna-o ainda mais competitivo, pois tem grande chance de conquistar uma quantidade maior de telespectadores ao seu favor, participantes arrogantes ou tímidos conquistam um número menor pois os telespectadores não se veêm representados nesta atitude comportamental ou são contrários aos pensamentos destes participantes.

Nos dias atuais o comportamento é um dos processos seletivos de caráter crucial, capaz de separar os que terão uma carreira produtiva e os que não terá longevidade na empresa. Quando há equilibrio á possibilidade de mudança tanto em habilidades para aprendizagem quanto de ajuda em caso de fraquezas pessoais.

  1. Seja organizado: As pessoas apreciam pessoas carismáticas e corretas nas realizações de obrigações nos realitys, muitas pessoas procuram realizar votos de maneira assertiva, para pessoas que se destacam em obrigações e provas.

Em qualquer empresa o profissional organizado é sempre destaque, seja na realização de suas tarefas, na liderança da equipe ou até mesmo em ganho de produtividade ao realizar seus trabalhos com quantidade de tempo muito menor, isto torna o profissional diferenciado entre os demais

  1. Aprimore sua estratégia com suas habilidades: Todo vencedor de reality usa uma estratégia aliada com suas habilidades, seja ela o carisma, a dedicação, o comprometimento, a humildade; traçar uma estratégia e a desenvolvê-la a cada dia, ajuda na objetivo do participante que é ganhar o reality show.

No mundo empresarial a estratégia de uma empresa é o diferencial, aplicado em um mercado extremamente competitivo, sendo concorridos com grandes empresas, quem sabe usar suas habilidades sejam elas quaisquer e tracá-las em um bom planejamento tem toda capacidade para chegar mais perto do seu objetivo. Um bom profissional deve saber quais são suas reais habilidades e como desenvolvê-la a cada dia mais, todo grande executivo vencedor tem habilidades que o torna diferencial no mercado.

Assim como nos realitys as empresas vivem momentos onde a competitividade do mercado é acirrada e os detalhes são que fazem toda diferença.

Não existe uma fórmula mágica para vencer tanto no reality como na vida profissional, mas aplicando uma das 7 dicas apresentadas você pode ter um diferencial para conquistar longevidade em sua carreira

Pense nisso !

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