O que limita uma crença limitante?
O que limita uma crença limitante?

O que limita uma crença limitante?

Alguns especialistas acreditam que a melhor forma de trabalhar uma crença limitante é desenvolver a sua autoconfiança

Todos concordam o quanto uma crença limitante pode restringir a sua Life Performance, nos impedindo de vivermos a vida no máximo do seu potencial.

Se uma crença limitante pode ser a causadora de uma vida medíocre, porque então alguns insistem em manter-se agarrados a ela?

Especialistas, afirmam que de uma forma consciente ou inconsciente, os seus portadores sentem que a crença limitante traz algum tipo de benéfico.

Elas podem ser usadas para justificar algumas atitudes ou a ausência delas, ocultar algum medo ou incapacidade. Outros podem usar suas crenças limitantes para manter-se na zona de conforto ou ainda como forma de se colocar como vítimas e assim manipular a situação.

Como vemos as crenças limitantes pode sim ser muito úteis em alguns casos, isso explica porque algumas pessoas têm tanta dificuldade em expandi-las.

Alguns especialistas acreditam que a melhor forma de trabalhar uma crença limitante e desenvolve a sua autoconfiança. Mas nós acreditamos que é mais eficaz entender a sua origem, ou seja, o terreno que ela está sendo cultivada.

Então, onde são cultivadas as crenças limitantes? No campo das ideias. Antes de uma crença ser crença ela era uma ideia.

Afinal, como podemos acreditar em algo que não foi concebido ainda? Por isso que sem ideias não há crenças. Portanto a melhor maneira de expandirmos uma crença limitante é trabalhar a capacidade criativa.

Se você acredita numa ideia pequena naturalmente a sua crença será limitada. Para acreditarmos se podemos ou não fazermos algo, normalmente olhamos para as nossas possibilidades ou para alguém que já fez. Na prática nós voltamos para ideias já existentes para sustentar as nossas crenças ou buscamos novas ideias e com isso aumentamos as nossas possibilidades. Por isso acreditamos que a melhor forma de expandir uma crença limitantes e o exercício da criatividade.

Percebemos em nossas mentorias e estudos de casos que as pessoas com mais dificuldades em expandir as suas crenças limitantes são as com baixo nível de criatividade e pouca curiosidade.

Então vale a penas refletir:

Qual foi a última vez que você acolheu uma nova ideia ?

O quanto você se sente à vontade em ver as suas ideias sendo questionadas ?

O quanto você gosta de experimentar novas possibilidades?

O nosso mundo é a ideia que temos dele e as crenças a maneira que encontramos de protegê-lo.

Vejo empreendedores investindo tudo em uma ideia sem pensar num plano B, cegamente apaixonados são capazes de afundarem com elas.

A Xerox sinônimo de fotocópia e a Kodak líder absoluto em máquinas fotográficas são dois exemplos de como é possível a limitação de uma ideia afundar negócios gigantescos. Elas tiveram tudo para investir em novas ideias mas se negaram por acreditar que não precisavam.

Por outro lado vemos empresas de ponta como Google investindo em ambientes criativos como uma salvaguarda as ideias limitantes. É comum vermos companhias que investem nesse tipo de ambientes; instalarem salas de jogos, estúdios de massagem, funcionários sendo incentivados a trazerem objetos pessoais e animais de estimação, além de programas de incentivos e bônus.

O famoso CEO Richard Branson disse que, “mais do que qualquer outro elemento, a diversão é o segredo do sucesso da Virgin”. Isso não acontece só porque a diversão é... bem... divertida. Mas porque a diversão também leva a resultados criativos.

Aquele que aposta apenas numa ideia, é como os que guardam todos os ovos na mesma cesta, um tombo pode levar tudo a perder.

Não há nada melhor para trazer um novo frescor a sua vida que uma nova ideia. Qual foi a última vez que você teve uma nova ideia? Pense nisso.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Darcio Jr

    Darcio Jr

    Consultor, Coach, Escritor, Mentor e Diretor da Webcontatos Performance Comportamental. Empresa com mais de 20 anos de mercado conectando performance com resultados. www.webcontatos.com.br
    café com admMinimizar