O que fazer quando o funcionário que mais dá retorno financeiro é o que menos dá exemplo?

Essa é uma questão que, acredite, existe em muitas empresas

Imagine um restaurante onde os funcionários precisam atender o maior número de clientes numa noite, quanto mais clientes atender maior será o ganho do funcionário e do restaurante; Porém há uma única regra que deve ser seguida: Manter o estabelecimento limpo e arrumado durante e após o período do expediente.

Ao fim do expediente, um colaborador se destacou ao atender o dobro do segundo colocado, alcançando assim o primeiro lugar e dando um retorno financeiro considerável ao restaurante e à sí próprio; Porém este só alcançou o número expressivo pois infrigiu a única regra, entendendo que o tempo que perderia cumprindo-a seria um empecilho ao seu trabalho.

Essa é uma questão que, acredite, existe em muitas empresas, e apesar de alguns considerarem irrelevante, uma vez que o resultado pontual é positivo, há o outro lado da moeda, onde o exemplo é visto como algo caracterizado, tornando o sujeito mal exemplo e a liderança passiva.

O melhor a fazer numa situação como essa é trazer à consciência do colaborador sua importância não somente no retorno financeiro, mas principalmente no exemplo em que dá, ao seguir as regras de maneira contundente, pois ele é reconhecido pelo seu retorno, mas também é visto pelos companheiros como mau exemplo, influenciando-os de uma maneira negativa junto à liderança.

Se há um colaborador assim em sua equipe, traga-o para seu time, não o deixe andar sozinho, ele precisa tanto de você quanto você dele.

"Ser chefe não é ser líder. Chefe é aquele que recebe a autoridade de outra autoridade. Líder é aquele que posui a autoridade dada pelos liderados. Não existe uma forma de lider ideal. Existem várias formas de liderança e o bom líder deve conhecer todas e todas as técnicas. Saber se adaptar e influênciar seus seguidores para o objetivo. O líder é obedecido por possuir um ascendente moral irresistível chamado "razão".

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento