O que faz uma marca durar?

Quantas marcas vocês conhecem que tem mais de 50 anos? Como elas conseguiram durar tanto? Seus produtos são bons? Seu marketing funcional? Sua capacidade de produção e a qualidade de seus produtos são superiores e em constante renovação?

Sei, você que leu meu último post deve saber que disse no final do texto que iria escrever sobre “há alguma vantagem em se frustram?” no próximo texto. Porem resolvi mudar e vou falar sobre algo que me chamou atenção, claro que irei escrever sobre esse tema, em um próximo post.

Agora falando sobre as marcas, quantas marcas vocês conhecem que tem mais de 50 anos? Como elas conseguiram durar tanto? Seus produtos são bons? Seu marketing funcional? Sua capacidade de produção e a qualidade de seus produtos são superiores e em constante renovação?

Vamos colocar algumas empresas que possuem mais de 50 anos:

Coca-Cola (123 anos)

PepsiCo (50 anos)

John Deere (178 anos)

Procter & Gamble (178 anos)

Mercedes-Benz (89 anos)

Vocês podem ter notado que a maioria listada acima tem mais de 50 anos, a média está em 123,6 anos. Como elas conseguiram durar tanto tempo? Levando em consideração que segundo o site UOL, 24% das empresas fecham no primeiro ano de vida no Brasil. (UOL-2011).

Essas empresas tem seus produtos dentre os mais comercializados do mundo, logico que com ressalvas, então seus produtos são conhecidos mundialmente, consumidos e/ou utilizados todos os dias, necessitam portanto de uma técnica de melhoramento e inovação grandiosos. Quanto a Coca-Cola gasta de publicidade? Sabendo que suas vendas estão caindo, colocam produtos novos, “saldáveis”, no mercado. O mesmo se vale a PepsiCo.

Renovação, palavra de ordem no nosso século. Como dizer isso para empresas que possuem mais de 150 anos de experiência, vá falar lá na Coca-Cola que tomar refrigerante pode não ser saudável. Mande eles tirarem o aspartame da composição. As empresas somente tomam conta de que precisam de ares novos quando começam a cair. Entra nessa parte a função de um bom administrador, sabendo de mudanças, de como está a situação da empresa, ligação com o mundo globalizado lembrando não somente do networking de contatos mas sim de padrões e características.

Na seção carros podemos falar sobre a inovação dos motores, lógico que há inúmeras inovações, mas os motores são os alvos principais do século pela poluição. Motores que rendem mais, consomem menos e combustíveis menos poluidores.

Motores elétricos são os “queridinhos”, porém recebem bombardeios por parte das empresas de combustíveis, além disso temos a velocidade reduzida e o rendimento bateria/quilometragem. Como uma empresa pode se aproveitar desse movimento “green”?

Vamos para a Tesla Motors, empresa que recentemente anunciou baterias para casas, tem uma variedade de veículos elétricos enorme e cada vez mais tem mercado para seus produtos. Para se manter competitiva necessita de atualização, inovação e visão de longo prazo.

Agora não falando de uma empresa, mas de uma marca, uma das famílias mais famosas do mundo, “Os Simpsons”. Pode parecer infantil mas pensem como manter uma série por 25 anos no ar? Nos Estados Unidos a média de telespectadores do desenho está, segundo fontes externas, em aproximadamente 8 milhões de telespectadores. Como manter tantos telespectadores em um desenho com tanto tempo de duração? Inovação.

Portanto como saber se uma empresa/marca irá durar? Não temos como acertar isso. Podemos fazer com que as empresas durem, isso é claro, entra novamente o administrador, aquele que deve ter a visão de futuro da empresa, aquela famosa visão de longo prazo e cabe aqui lembrar, dizendo visão de longo prazo estamos falando de 30, 40, 50 anos para mais.

Pensem agora em como eu posso criar uma marca/empresa e como eu a faço durar?

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