Café com ADM
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O que faz uma equipe ser vencedora?

Um dos maiores desafios de líderes e gerentes é manter o equilíbrio e o perfil da equipe. Ao olhar um copo com água até o meio, algumas pessoas dizem que está meio vazio, outras dizem que o copo está meio cheio. Diante de uma situação imprevista ou não desejada, algumas pessoas dizem: ...Ainda bem que foi assim, outros dizem, menos mal ter sido assim. Apesar de ter sido dito a mesma coisa, observamos a conotação positiva numa frase e a conotação negativa na outra. A observação sobre a maneira de ver e a reação das pessoas diante de situações do dia a dia, são de grande importância para que gerentes e líderes consigam selecionar para, gradualmente, formar o perfil desejado de suas equipes. Pessoas são diferentes e pensam diferente, no entanto, resultados se consegue com soma e não divisão, com consenso e não com divergência. Pessoas com visões diferentes se completam. É natural que cada um tenha uma verdade, pessoas são formadas por princípios, valores e crenças, estas características devem ser respeitadas. O que os gerentes devem observar é como os componentes da equipe lidam com estes valores e crenças, isto não pode interferir nas relações de negócios ou nas relações interpessoais. O mercado de trabalho, principalmente em áreas que estão expostas à grandes tensões e pressões, como é o caso de vendas e produção, necessita de pessoas inquietas, pessoas que não se acomodam após uma conquista. A persistência e o otimismo são características naturais dos vencedores, essas características independem de nível cultural e de posição social. Pessoas olham para as mesmas coisas, vêem e enfrentam de maneira diferente. Há pessoas que acreditam no impossível e se limitam, enquanto outras, acreditam que o impossível não existe, e por pensar assim, se liberam para as infinitas possibilidades e se libertam dos limites. Já ouvi vendedores falar que seu gerente não se conforma e está sempre impondo novas metas e novos objetivos. Vendedores com este pensamento jamais terão sucesso em suas vendas, eles encaram, metas como inimigos invencíveis. Nas atividades de produção também há os mesmos desafios, as metas para atingir maior produtividade e melhores índices de qualidade a menor custo de produção, são parte da rotina de quem produz. Em áreas de vendas, produção ou serviços, só há espaço para pessoas que acreditam que o impossível não existe e que o tempo não pode ser guardado em prateleiras para utilizar depois. Pessoas que pensam que o impossível habita no próximo objetivo sofrem por antecipação de um problema que ainda não surgiu, sofrem por se sentirem incompetentes diante de fatos que talvez não aconteçam. Embora não tenham consciência disto, estas pessoas são bloqueadas pelo medo. Metas e objetivos devem ser vistas como um processo natural de melhoria contínua e aperfeiçoamento. É possível vencer novos desafios e ultrapassar limites sem necessariamente se submeter a desgastes físicos e mentais, para isto, é preciso descobrir novas maneiras de executar a tarefa e não se limitar aos recursos até então utilizados. Soluções de sucesso do passado podem não ter nenhum efeito no presente. Os problemas só existe até o momento que se transformam em solução, devemos pensar que o problema é parte da solução. Para isto é preciso coragem e ação. Atitude. Observando os componentes de suas equipes os gerentes devem separar os componentes que fazem parte do problema dos que fazem parte da solução. Os que se posicionam como parte da solução estão sempre dispostos a enxergar uma saída, são otimistas e disponíveis. Os que se colocam como parte apenas do problema são aqueles que se limitam em valorizar as impossibilidades. Normalmente estas pessoas, mesmo antes de tentar, usam frases do tipo: Não dá, não é possível, falta isto, falta aquilo. Membros com características pessimistas, são cautelosos demais e se sentem orgulhosos por nunca errar, tendem a influenciar outros componentes da equipe e iniciar um clima negativo onde ninguém erra, ninguém produz e ninguém realiza nada. Uma equipe para se manter vencedora necessita de pessoas inquietas, que perguntam, que duvidam, que criam e que tentam novamente por que não se conformam com qualquer resultado. Para transpor obstáculos e vencer, uma equipe precisa ter um plano, um sonho e componentes que acredite que este sonho será realidade.
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