O que falta para tornar o Brasil o país do futuro?

Atualmente, ceteris paribus, somente uma das soluções a seguir é capaz de tornar o Brasil o país do futuro: a aplicação efetiva da ciência administrativa, em todos os setores sociais e em todos os níveis, ou o próprio futuro.

Agora há pouco, este que lhes escreve foi informado sobre o andamento das manifestações populares que ocorrem nesta data contra o governo e a corrupção. No momento, parece que a adesão está muito aquém das manifestações ocorridas em agosto.

O que mudou no cenário político-econômico nacional para a população deixar de sair às ruas para protestar e pleitear um Brasil melhor? Será que aceitamos os fatos e viveremos governados pelas circunstâncias? Ou será que perdemos o senso de pertencimento pelo país e passamos a acreditar em que o problema é dos outros e com os outros?

Se quisermos uma nação de todos e para todos, não basta aceitarmos os fatos. Afinal de contas, o presente é consequência do que fizemos no passado, assim como o futuro será o resultado das escolhas e das ações que fazemos no presente.

Portanto, só existem duas opções para que o Brasil se torne o tão desejado e apregoado país do futuro:

1. Assumimos que somos autores de nossa história e responsáveis pelo nosso futuro, planejando, organizando, dirigindo e controlando nossa realidade e buscando a eficiência, eficácia e efetividade de nossas ações; ou

2. Esperamos o futuro chegar e, quando ele chegar, lamentemos o que não deu certo, façamo-nos de vítimas e digamos que a culpa pelo insucesso é dos outros.

Por derradeiro, apesar de toda a barbárie e indignação pelos atentados ocorridos na França na última sexta-feira, não nos esqueçamos de que outra catástrofe dizimou diversas pessoas em nosso próprio país no início deste mês e prejudica milhões de pessoas, que é o rompimento das barragens de rejeitos de mineração em Mariana (MG).

Um forte abraço a todos. Força, fé e luta para os franceses e para os nossos franceses e fiquemos com Deus!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento