O que é sucesso profissional

Uma breve visão do que é Sucesso Profissional

O conceito de sucesso talvez seja o mais difícil de ser elaborado pela sua subjetividade e necessidade de conhecimento dos valores de cada indivíduo. Isso porque, o sucesso é um conceito diretamente ligado a cultura, história e crenças. De uma maneira geral, o sucesso está ligado a posse, a conquista e ao desejo; mas do que exatamente?

Tomando como base a análise que Harari faz sobre os desejos, o ser humano é direcionado a desejar o que a cultura social entende como uma conquista:

"Por exemplo, os desejos mais valorizados dos ocidentais de hoje são definidos por mitos românticos, nacionalistas, capitalistas e humanistas que estão aí a séculos. (...) O romantismo nos diz que para aproveitar o máximo nosso potencial humano devemos ter tantas experiências diferentes quanto possível. (...) O consumismo nos diz que para sermos felizes precisamos consumir tantos produtos e serviços quanto possível."(HARARI, 2015, n.p.)

Os conceitos de desejo e sucesso estão diretamente ligados a conquista. Você tem sucesso quando conquista seu objetivo ou quando adquire seu objeto de desejo. E a forma como um indivíduo conquista seus desejos depende unicamente da definição de qual o objeto de desejo e quais os passos necessários para que esse desejo se realize. Hill corrobora com essa idéia ao declarar:

Sucesso nesse mundo é sempre uma questão de esforço individual, ainda assim você estará se enganando se acreditar que pode ter sucesso sem a ajuda de outras pessoas. Sucesso é uma questão de esforço individual apenas na medida que cada pessoa deve decidir, em sua própria mente, qual o seu desejo. (HILL, 2013, p.2)

A idéia da quantidade de esforço necessário para se alcançar o sucesso é discutível, a medida que o conceito pessoal de sucesso pode direcionar o indivíduo a conquistas impossíveis ou no mínimo, muito improváveis. Nesse caso a busca pelo sucesso será um caminho de frustrações e aborrecimentos sem sentido.

Deepak Chopra define o sucesso na vida como uma contínua expansão da felicidade e a progressiva realização de objetivos que valham a pena. Chopra limita a idéia de sucesso ao relacioná-lo com um caminho ligado a felicidade e paz espiritual:

Sucesso é a habilidade de realizar seus desejos com facilidade. E mesmo assim o sucesso, incluindo a criação de riqueza, sempre foi considerado um processo que necessita de trabalho duro, e normalmente as custas dos outros. Nós precisamos de uma abordagem mais espiritual para o sucesso e a riqueza, como um fluxo abundante de todas as coisas boas que acontecem. (CHOPRA, 2011, p.1)

Evidencia-se que o sucesso está ligado a realização de desejos e de conquistas. E no ambiente profissional isso não é diferente. O sucesso profissional é o resultado das realizações de um individuo, nos campos objetivos e subjetivos, durante o período em que fez parte de um ambiente de trabalho (ARTHUR, 2005, p.179).

Como realização objetiva, o indivíduo pode levar em consideração o salário, o cargo, os títulos e projetos realizados, refletindo mais um entendimento social do que uma opinião pessoal. Como realização subjetiva, o indivíduo pode levar em conta fatores como a segurança no emprego, local de trabalho, status, conhecimento adquirido ou tempo disponível para família. Porém é importante frisar que independente do campo, objetivo ou subjetivo, a avaliação e compreensão do que é conquista, depende de cada individuo.

Judge et al. (1995 apud COSTA, 2011, p.41) estrutura essa visão de forma macro, ou afirmar que o sucesso profissional está ligado ao acúmulo de resultados positivos nos campos psicológicos e profissionais, provenientes das experiências no trabalho. Mais uma vez se confirma que o sentimento e definição do que é sucesso tem um caráter pessoal, partindo da visão exclusiva do indivíduo do que ele considera uma conquista. Hall (2002 apud COSTA, 2011, p.42) divide a avaliação do que é conquista, em 4 critérios:

1. Dinheiro e posição, que pode ser entendida como função ou cargo dentro de uma estrutura profissional;

2. Como a carreira é percebida pela própria pessoa, que avalia a função ou cargo exercida e atribui a ela um grau de importância e conquista;

3. Adaptabilidade, que é explicada como uma predisposição a perceber continuamente os sinais externos, e atualizar sua compreensão, seus desejos e suas definições de conquistas, baseadas nas mudanças sociais em seu entorno e sob o seu prisma de compreensão.

4. Identidade, que é definida como o auto conhecimento que o indivíduo tem sobre seus valores, interesses, capacidades, limites e desejos, e ao senso de continuidade do indivíduo de acompanhar essas mudanças ao longo de sua história.

O sentimento de sucesso é, em seu maior componente, uma compreensão do que é realização pessoal, e a quantidade de esforço necessário para consegui- la, podendo lhe atribuir um valor ainda maior.

ARTHUR, Michael B. et al. Career success in a boundaryless career world. Journal of Organizational Behavior, v. 26, p. 177-202, 2005.

COSTA, Luciano Veneli. A relação entre a percepção de sucesso na carreira e o comprometimento organizacional: Um estudo entre professores de Universidades privadas selecionadas da grande São Paulo. São Paulo, SP: USP - Universidade de São Paulo, 2011

CHOPRA, Deepak. The Seven Spiritual Laws of Success: A Practical Guide to the Fulfillment of Your Dreams. 1o Edition. San Rafael, CA: Amber-Allen Publishing, Digital version, 2011.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 1o Edition. São Paulo, SP: L&PM, Versão Digital, 2015.

HILL, Napoleon. Law of Success: The Original Unedited Edition. 1o Edition. Wise, VA: Napoleon Hill Foundation, Digital version, 2013.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.