O que é sucesso para você?

Você já parou para pensar quais são seus maiores sonhos? Quantos deles você já conseguiu realizar? Imagine que agora você encontrou uma lâmpada mágica e, dentro dela, um gênio que lhe concederá a realização de três sonhos pelos quais você esperou a sua vida inteira.

Segundo Walt Disney, nossos sonhos podem transformar-se em realidade se os desejarmos tanto a ponto de correr atrás deles. Tudo começa com um objetivo.

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, a palavra “sucesso” pode ser definida como “um resultado bom de um negócio, êxito ou um resultado feliz”.

É muito comum ouvirmos a expressão Fulano X é um pessoa de sucesso!”, mas surge a dúvida: o que é ser uma pessoa de sucesso? O que é ter sucesso na vida? Para algumas pessoas, sucesso é ter muito dinheiro; para outras, sucesso é ser reconhecido pelo trabalho que executa, viajar pelo mundo, ter uma família estruturada ou até mesmo ter uma vida simples. O conceito é muito subjetivo, pois ele depende exclusivamente da forma como você vê o mundo e se relaciona com ele; depende de suas crenças, de seus valores e da sua motivação.

Em minha carreira, tive o privilégio de ter contato com inúmeras pessoas e, por meio de observação, cheguei a algumas questões que vão auxiliar você a compreender qual é o significado de sucesso para você.

Responda o questionário abaixo.

  • Você acredita que leva uma vida equilibrada, estando plenamente satisfeito com sua vida pessoal, profissional, seus relacionamentos e sua qualidade de vida?
  • Hoje você se considera uma pessoa que ama aquilo que faz e está se sentindo realizado com o seu trabalho?
  • Você tem uma missão de vida?
  • Você tem atingido as suas metas e expectativas financeiras?
  • Você tem objetivos de curto, médio e longo prazo para a sua vida?
  • Defina sucesso em uma palavra: _____________________________

Como foi responder a estas questões? Você se surpreendeu com as respostas? Teve alguma dificuldade?

Por que muitas pessoas buscam pelo sucesso, porém, passam boa parte das suas vidas infelizes e frustradas, sem sair do lugar? Imagine a seguinte situação: uma pessoa passa a vida inteira com o sonho de fazer uma viagem para o exterior, ela sonha constantemente com isso, até que sua vida chega ao fim e ela passou 30, 40 ou até mesmo 80 anos sonhando com algo que nunca conseguiu realizar. Não é triste?

Eu sou completamente apaixonada por animais e outro dia presenciei uma cena interessante. Minha mãe tem uma gatinha que sempre fica observando os pássaros que pousam no quintal para tentar agarrá-los; ela passa horas fazendo esse ritual, fica estática, imóvel, parada, vendo o passarinho de longe, até que ele voa. É muito engraçado porque, sempre que isso acontece, ela para e olha para mim e começa a miar, como se estivesse reclamando.

Muitas vezes agimos da mesma forma. Ficamos esperando o momento certo para agir, o momento para tomar a decisão até que... a meta vai embora, ela voa e nós ficamos lá, parados, frustrados nos perguntando por que será que o mundo é tão injusto; sem parar para pensar que a culpa de não termos conseguido alcançar nossa meta é 100% nossa.

Que tal assumir as rédeas do seu destino e escrever seu futuro?

Tudo depende de você!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento