O que é SEO e por que tem tudo a ver com marketing de conteúdo
O que é SEO e por que tem tudo a ver com marketing de conteúdo

O que é SEO e por que tem tudo a ver com marketing de conteúdo

Há um pouco de confusão entre o SEO (em inglês Search Engine Optimization, no caso em português uma otimização de uma página) e o marketing de conteúdo. A confusão acontece devido a como o SEO e o marketing de conteúdo se encaixam. Será que eles se encaixam? Eles estão em desacordo um com o outro? Se for assim, é possível forçá-los a ficar juntos?

Em um post anterior, eu expliquei por que o SEO e o marketing de conteúdo são como arroz com feijão. Eles funcionam. Eles se encaixam. Eles trabalham bem juntos.

Agora, eu quero compartilhar exatamente porque isso ocorre - por que o SEO tem realmente tudo a ver com o marketing de conteúdo, e vice-versa.

Antes de compartilhar o por que deste artigo, deixe-me ser claro sobre o "o que" - o problema que eu estou abordando. O que é SEO e o que é marketing de conteúdo? E por que você precisa os dois para funcionar direito?

O problema: o SEO e o marketing de conteúdo não são integrados.

O cerne do problema é que o SEO e o marketing de conteúdo são separados, como se fossem duas coisas muito diferentes. A verdade é, no entanto, que eles funcionam juntos, se sobrepõe, aderem e misturam-se.

Algumas pessoas pensam que o marketing de conteúdo elimina a necessidade do SEO.

Isso não faz sentido para mim.

Como o "marketing de conteúdo pode ultrapassar o SEO completamente" quando a única forma de marketing de conteúdo bem-sucedida é ter o SEO? Como você pode separar os dois assim?

Felizmente, existem vozes da razão em meio a loucura (por exemplo, o artigo smallbusiness.yahoo acima). Os comerciantes cautelosos tem observado a falta de conexão, e estão tentando apontar que o SEO e o marketing de conteúdo andam juntos.

O erro ainda persisti. Um dos artigos populares que comete este erro vem de um artigo no The Guardian, que afirma: "Parece que o Google tem cansado do seu velho amigo SEO e está ao invés disso se aproximando do novo garoto da vez, o marketing de conteúdo.”

É uma analogia bonita, mas não é de fato certa. Não é como se o SEO e o marketing de conteúdo fossem duas pessoas diferentes. Pegando emprestado a mesma metáfora, o SEO e o marketing de conteúdo são na verdade duas personalidades da mesma pessoa.

O problema, então, reside na falta de conexão entre o SEO e o marketing de conteúdo.

É hora de trazer os dois juntos novamente. Este é o único caminho de você ser bem-sucedido em ambos, no SEO e no marketing de conteúdo.

A verdade: O SEO e a sobreposição do marketing de conteúdo. É bastante.

Ao tentar compreender a integração de SEO e do marketing de conteúdo, pense nisso desta maneira.

Primeiro, aqui está o ponto de vista incorreto do SEO e do marketing de conteúdo: SEO e marketing de conteúdo são estratégias separadas. Isso é errado.

Agora, aqui está a forma correta para visualizá-los: Eles se sobrepõem.

Existem diferenças entre o SEO e o marketing de conteúdo.

Sim, o SEO e o marketing de conteúdo se distinguem uns dos outros em várias áreas críticas. E, enquanto eles tem pontos de diferenciação, você ainda não pode separar os dois inteiramente.

Ao invés de perseguir todos os pontos de diferença entre os dois, eu quero ressaltar esse contraste elementar:

  • O SEO é mais estreito e mais técnico.
  • O marketing de conteúdo é mais ampla e mais holística.

Esta é a maneira em que as duas convergem:

  • A maneira de aplicar o SEO de forma mais ampla é canalizar os seus esforços técnicos específicos no marketing de conteúdo.
  • Por outro lado, a única maneira de garantir o sucesso do marketing de conteúdo é a aplicação de técnicas do SEO em sua implementação.

Como o SEO e o Marketing de Conteúdo se juntam.

Outra maneira de olhar para isso é assim - o SEO faz exigências. O marketing de conteúdo cumpre essas exigências.

O SEO formula os requisitos. O Marketing de conteúdo preenche eles.

O SEO formula os requisitos. O marketing de conteúdo preenche eles.

Agora, deixe-me mostrar a você exatamente como o SEO e o conteúdo complementam um ao outro.

Em cada um dos pontos abaixo, eu afirmo exatamente o que o SEO exige e como o marketing de conteúdo satisfaz esta exigência. Tenha em mente a conversa entre o SEO e o marketing de conteúdo (acima), como você analisa cada um dos seguintes pontos.

O SEO exige conteúdo. O marketing de conteúdo é o conteúdo.

Não existe nada desse tipo como o SEO sem o conteúdo. Você precisa de palavras, artigos, substância, palavras-chave e palavreado.

Eu estremeço sempre que tenho que dizer isso, porque é tão clichê, mas é verdade: O conteúdo é o rei.

Nós não discutimos sobre isso. É uma banalidade da indústria de SEO. Conteúdo, conteúdo e mais conteúdo.

E o marketing de conteúdo tem tudo a ver com o que? Com o conteúdo. A aplicação prática do SEO (conteúdo) é a própria essência do marketing de conteúdo.

Quando o SEO grita: "Precisamos de mais conteúdo!" o marketing de conteúdo responde: "Entendi! Eu cuido disso!"

O SEO exige palavras-chave. O Marketing de conteúdo significa usar essas palavras-chave.

Aqui está um outro recurso do SEO: Palavras-chave.

Ninguém diria que um componente fundamental do SEO é a palavras-chave - ao pesquisá-los, utilizando-os e monitorizando a classificação deles no SERPs.

Como é que se aplica o uso de palavras-chave? Como se toda a pesquisa canalizada para a sua aplicação prática?

É chamado de marketing de conteúdo. A única forma que você pode usar as palavras-chave deve ser empregando-as estrategicamente por todo o seu conteúdo. O marketing de conteúdo consiste no conteúdo de alto nível, escrito para os seres humanos, e usando as palavras-chave que são o seu alvo.

Obviamente, o Panda (uma das mudanças do algoritmo do Google) vai penalizar-lo se você insistir em encher as suas páginas com palavras-chave e muita otimização. Mas quando o SEO e o marketing de conteúdo fazem o que deveriam fazer - trabalhar em harmonia juntos - você vai ficar bem.

O SEO exige backlinks. O marketing de conteúdo introduz os backlinks

Os SEOs sonham com os backlinks - uma enorme, gorda, DA 98 (autoridade de página) ligando para o seu site.

Este sonho do SEO só pode se tornar realidade se você publicar um incrível conteúdo através do marketing de conteúdo.

Você pode construir ligações através da contratação de agências de construção de links. Algumas são respeitáveis, outras nem tanto.

Mas a melhor maneira de construir links é através da publicação de um conteúdo arrasador, e deixar a a maioria linkar de volta. Este é o verdadeiro caminho para o sucesso contínuo do SEO.

Se você quer este componente importante do SEO, você tem que ter o elemento indispensável do marketing de conteúdo.

A única maneira de obter um backlink - o que seria uma oferta irrecusável do SEO é ter o conteúdo que vale a pena ser lido.

O SEO exige otimização técnica no local. O Marketing de conteúdo precisa de um bom UX.

Eu prevejo que alguns SEOs ainda podem se opor ao meu ponto, pelo menos em parte.

Aqui está o porquê. O SEO é mais do que apenas um blog de artigos, palavras-chave e backlinks. O SEO é sobre como otimizar o robots.txt, aumentando metadados, utilizando marcas próprias, e construindo um mapa estratégico. Um material técnico como aquele.

Sim, isso mesmo. E isso também é tangencialmente relacionado como marketing de conteúdo.

Essa otimização técnica é posto em prática para o bem do usuário - se o usuário está pesquisando, selecionanando, ou lendo o seu conteúdo. É preciso pensar nessas melhorias de uma perspectiva de experiência do usuário (UX). Estes componentes técnicos de SEO estão presentes, a fim de servir o utilizador e promover o seu conteúdo.

Mais uma vez, a ligação entre o SEO e o conteúdo é indissolúvel. Por que você quer um bom mapa estratégico? Desta forma, as pessoas podem mais facilmente encontrar e acessar o seu conteúdo. Por que você quer um robots.txt otimizado? Assim, as ferramentas de busca podem melhor rastrear o seu site, e dessa forma os leitores podem ver o conteúdo. Por que você quer as tags certas nos lugares certos? Desse modo, o seu conteúdo pode obter uma incrível indexação, resultados de pesquisa precisos e mais leitores de seu conteúdo.

Tudo depende do conteúdo.

O SEO exige uma saída de informação consistente. Já o Marketing de conteúdo requer consistência.

O Google gosta de conteúdo novo, e eles tem isso por um bom tempo. Se você conhece o SEO, você sabe que conteúdo fresco fica rapidamente indexado, e registra um mais alto nas SERPs do que em um conteúdo mais antigo de baixo valor. Quando este novo conteúdo aparece em um site com autoridade histórica, você pode ter certeza que ele vai ter um impulso SERP.

Um bom SEO, então, significa saída consistente de conteúdo. A saída consistente significa que você está fazendo marketing de conteúdo, e que está fazendo isso da maneira correta. Não há nenhum mistério em torno disso.

O marketing de conteúdo é um verbo ativo, com ação em curso. Você não pode simplesmente fazê-lo, e depois parar. Você faz, e continua fazendo isso. E assim por diante.

Veja que o marketing de conteúdo e o SEO convergem novamente.

Conclusão

Eu poderia continuar a discutir as aplicações exaustivamente, mas eu espero que o ponto esteja claro: o SEO é realmente tem tudo a ver com o marketing de conteúdo. E o marketing de conteúdo tem tudo a ver com o SEO.

Aqui estão dois tópicos que eu quero deixar com você:

1. Você não é um SEO, a menos que você também seja um comerciante de conteúdo. E você também não é um comerciante de conteúdo, a menos que você também seja um SEO.

Eu não estou tentando ser duro ou cruel, especialmente se você se considera um "SEO" ou exclusivamente um "comerciante de conteúdo". Isso é bom, e você pode continuar fazendo isso.

O ponto que eu quero chegar é que o seu marketing de conteúdo precisa do SEO, e o seu SEO precisa do marketing de conteúdo. Esses não são mais departamentos díspares e com esforços desconectados. Um SEO precisa saber sobre marketing de conteúdo, e vice-versa.

Eu adoraria ver essas duas ocupações se misturarem um pouco mais. Eu não acho que a sigla SEOCM (Search Engine Optimization + Content Marketer, seria no caso Otimização de sites + Marketing de conteúdo) vai decolar, mas é dessa forma que você pode pensar sobre si mesmo.

2. A sua campanha SEO irá falhar a menos que você integre o marketing de conteúdo. Já a sua campanha de marketing de conteúdo irá falhar, a menos que você integre SEO.

Em um post recente, eu expliquei por que o seu marketing de conteúdo está condenado a fracassar e morrer sem vários recursos importantes. Cada uma dessas características tinha a ver com o SEO.

Claramente, o marketing de conteúdo só vai ser bem sucedido se ele tem características do SEO. Olhe isto deste modo: O seu conteúdo está indo a lugar nenhum, a menos que as pessoas pesquisem e o encontrem. A fim de torná-lo isso possível de ser encontrado, você precisa do SEO.

Trazer os dois juntos. Sozinhos, eles são impotentes. Juntos, eles são imbatíveis.

Como os seus esforços do SEO e do marketing de conteúdo complementam um ao outro?

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