O que é provisão de despesas e como ela pode salvar o seu negócio

Estar preparado para despesas eventuais é essencial para a saúde financeira do negócio

Recentemente recebi uma pergunta por e-mail de uma pequena empresária que estava com as finanças desorganizadas, principalmente em relação a despesas eventuais, aquelas que tem periodicidades diferentes das mensais. Neste artigo eu respondo essa dúvida com uma técnica simples.

Nessas despesas podem estar seguros, impostos anuais, décimo terceiro salário, despesas com reposição e manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, dentre outros.

Há algum tempo eu já tinha escrito sobre isso falando de finanças pessoais. Eu citava a importância de ter no planejamento financeiro o valor das despesas anuais e mensalizá-las, ou seja, se uma vez por ano eu tenho despesas extras de R$ 6 mil, por exemplo, preciso de R$ 500 reais mensalmente por um ano, para chegar na data e conseguir liquidar os compromissos.

Esse conceito, quando transportado para as empresas, denomina-se provisão de despesas.

Quando falamos de pequenos negócios esse tipo de despesa eventual pode representar o fechamento do negócio, ou o pequeno empresário pode se ver refém de bancos e de altas taxas de juros, o que pode colocá-lo ainda em mais dificuldade.

Então, provisão para despesas eventuais é uma técnica simples de gestão que pode definir se o negócio continua ou não no mercado. Não podemos falar em lucro em um negócio sem antes subtrair o valor das provisões. Isso pode até demonstrar que o negócio aparentemente era lucrativo, mas na realidade está dando prejuízo.

Fiz um vídeo sobre isso que pode ser acessado abaixo:

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