O que é preciso para se tornar um grande líder?

Uma maneira simples de conhecer e desenvolver a liderança nas pessoas

Posso afirmar que para se tornar um grande líder é preciso entender que o que funcionou ontem pode não funcionar amanhã, ou seja, necessitamos de constantes Mudanças e Mudanças significativas tendo em vista que elas são parte da evolução para o sucesso no mundo veloz que vivemos.

Como exemplo dessas mudanças, gosto de citar um vídeo que circulou e ainda circula na internet sobre a evolução da Fórmula 1. Fica evidente que nos anos de 1950 as equipes de cada escuderia levavam muito tempo para fazer o pit stop diferentemente dos dias atuais, onde, esse pit stop é realizado em frações de segundos e, se não fosse essa evolução das equipes em busca da melhoria continua para a performance de suas atividades esse esporte poderia estar no mesmo patamar dos anos de 1950.

Novos estímulos surgem a cada instante e para superar essas instigações os postulantes a liderança necessitam compreender o horizonte de oportunidades que o universo nos apresenta diariamente, consolidando um aprendizado que está disponível para quem consegue enxergar essa conjunção diante de novos desafios.

A liderança não é somente dar ordens para que os subordinados realizem as tarefas estabelecidas e punir quando essas tarefas não são concluídas.

O processo de liderança é mais nobre, o líder necessita entender e utilizar a inteligência emocional para saber conseguir obter o melhor desempenho de sua equipe e mantê-la sempre motivada para novos desafios propostos no ambiente de trabalho.

É necessário utilizar a empatia com os colaboradores tornando o tratamento individualizado de acordo com a personalidade de cada um desses colaboradores de sua equipe.

Tendo essa ótica como premissa, há a necessidade também de se elaborar metas tangíveis e cumprir prazos estipulados pelos gestores para a realização de cada atividade a ser realizada repassando para toda a equipe como anda o desempenho diante do planejado para a atividade que esta sendo executada.

E como diz o grande guru da liderança John C. Maxwell a razão de ser líder é valorizar as pessoas.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento