O que é mais importante? A maior economia ou a maior renda per capita?

Vi pela televisão o pronunciamento de um ex-ministro do governo dizendo que o Brasil é a sétima maior economia do mundo, como se isso pudesse justificar o ajuste fiscal para cobrar mais impostos. Diante do fato, fiquei inconformado e a imaginar, será que esse ministro não sabe que mais importante que ser uma grande economia é ter melhor renda per-capta?

P/ Wíter Brasil

Vi pela televisão o pronunciamento de um ex-ministro do governo dizendo que o Brasil é a sétima maior economia do mundo, como se isso pudesse justificar o ajuste fiscal para cobrar mais impostos. Diante do fato, fiquei inconformado e a imaginar, será que esse ministro não sabe que mais importante que ser uma grande economia é ter melhor renda per-capta? Ou o seu pronunciamento não era sincero, foi apenas com a intenção de justificar para o povo suas intensões estratégicas para ganhar confiança partidária de um público desinformado; coisa própria de sua ideologia politica?

Do que serve um país com grande economia e com tanta gente pobre e muitas obrigações com impostos? Entendo que existem países ricos cuja economia não é tão grande, mas onde o povo detém boa distribuição da renda e países com governo rico, às vezes, sendo idolatrado pelo povo pobre. É o caso de países cujos governos tendem a se perpetuar no poder, conforme tem revelado a história.

Agora vejamos em que lugar o Brasil figura no ‘rank’ dos países por PIB per capita, que define a distribuição de renda? Acho que uma posição bem distante dos primeiros colocados não é uma situação satisfatória e nem desejável, depois dos 60º. Veja em wikipedia e em outras fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal_per_capitahttp://www.indexmundi.com/g/r.aspx?v=67&l=pt

http://www.terra.com.br/economia/infograficos/pib-per-capita/https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal_per_capita

http://www.indexmundi.com/g/r.aspx?v=67&l=pthttp://www.terra.com.br/economia/infograficos/pib-per-capita/

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento