O que é coaching esportivo

O coaching esportivo utiliza-se das ferramentas do coaching para levar os atletas a desempenharem suas atividades em alta performance e alcançarem os melhores resultados

O coaching esportivo utiliza-se das ferramentas do coaching para levar os atletas a desempenharem suas atividades em alta performance e alcançarem os melhores resultados.

No ambiente esportivo, os treinadores exercem um papel similar ao do coach. Entretanto, o papel do treinador, ainda que tenha forte componente motivacional, tem foco na preparação física, tática e técnica. Já o coaching esportivo trabalha fortemente nos aspectos motivacionais e emocionais. Por causa disso, caracteriza-se como um aliado essencial para o atleta.

Os esportes de alto nível, tanto individuais, como de equipes, são, por natureza, competitivos. Todo atleta almeja alcançar uma performance de excelência, fisicamente, taticamente e tecnicamente, objetivando as vitórias.

Os atletas, assim como qualquer pessoal, têm suas vidas pessoais com diversas questões emocionais. E nem sempre essas questões estão bem resolvidas. Para os atletas, os reflexos dos fatores psicológicos são bastante impactantes no desempenho dos treinamentos e, especialmente, nas competições.

Aliado a estes fatores, os atletas que trabalham pelo alto desempenho sofrem muitas pressões, como críticas dos torcedores, das confederações e da imprensa.

O coaching esportivo dá suporte ao atleta para que este busque com clareza suas metas de auto superação e desenvolva uma maneira para alcança-las. É um processo de transformação e aperfeiçoamento do indivíduo ou da equipe, conduzindo ao desenvolvimento das mais diversas capacidades.

Muitos atletas têm um grande potencial, contudo, não chegam a atingi-lo em sua plenitude, muitas vezes por questões emocionais e psicológicas que geram fatores limitantes. Por meio do coaching esportivo, os atletas podem expandir seus limites, oportunizando o aproveitamento de todo seu potencial.

O processo de coaching ocorre em diferentes fases:

  • Inicia pelo levantamento das necessidades e objetivos;
  • Na sequência, a definição da situação atual e qual situação é almejada;
  • Um plano de ação é traçado:
  • são identificadas quais habilidades precisarão ser arregimentadas para o alcance dos resultados;
  • quais limitações estão impedindo o desenvolvimento pleno dos potenciais;
  • quais opções estão disponíveis para a ação;
  • Acompanhamento pelo coach das ações do cliente, fortalecendo as estratégias e desenvolvimento do processo;
  • Encerramento, onde o coach e o cliente avaliarão o processo e os aprendizados adquiridos.

Essencialmente, o coaching irá trabalhar no desenvolvimento do plano de ação em busca do atingimento das metas estabelecidas. Treinando o comportamento a superar cada obstáculo que se antepõe aos objetivos traçados.

Mesmo que o ditado popular diga que “o importante é competir”, o atleta de alto desempenho almeja a vitória. O coaching esportivo atuará desempenhando um papel fundamental nestas conquistas.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento