O que é Administração de Empresas? Você tem orgulho de ser administrador?

O curso de Administração de Empresas é um dos mais completos na área de ciência humanas, aqui não quereremos levantar “intrigas” com outros estudantes de cursos distintos, mas quem ainda não se decidiu por fazer Administração de Empresas ou quem já esteja cursando ou seja formado, começo humildemente pedindo, orgulhem-se da sua profissão, todos que entendem um pouco sobre cursos e carreiras sabe o quanto um Administrador de Empresas é completo. “Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.” (Peter Drucker)

O curso de Administração de Empresas é um dos mais completos na área de ciência humanas, aqui não quereremos levantar “intrigas” com outros estudantes de cursos distintos, mas quem ainda não se decidiu por fazer Administração de Empresas ou quem já esteja cursando ou seja formado, começo humildemente pedindo, orgulhem-se da sua profissão, todos que entendem um pouco sobre cursos e carreiras sabe o quanto um Administrador de Empresas é completo. “Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.” (Peter Drucker).

Peter Drucker, para quem não conhece é considerado um dos maiores Administradores de todos os tempos; Todo esse prestígio lhe concedeu o título: O pai da administração moderna. Em outro momento irei falar mais sobre esse e outros autores como: Adam Smith, que no início de tudo teve grandes contribuições na área da economia que hoje tem agregado e muito na Administração de Empresas, Adam é considerado o pai da Economia Clássica. O Pai da administração científica, Frederick Winlow Taylor. O pai da Administração Clássica, Henri Fayol. As grandes contribuições de Henry Ford, fundador da linha de automóveis Ford, idealizador da produção através de um processo chamado: linhas de montagem, esse método criado por Ford possibilitou uma grande expansão na escala da produção industrial na época da revolução industrial, e agora o mais “recente” Peter Drucker.

Em um outro momento Peter Drucker disse: "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo".

Todos esses gênios contribuíram muito para que a Administração torna-se uma das mais completas formações do mercado, mesmo quem faz outros cursos poderia tranquilamente fazer Administração para entender um pouco mais de cada coisa tornando-se assim cada vez mais completo. É bem verdade que em nosso país a categoria ainda não utiliza seus quatro pilares da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Sério Tony?

Sim, ainda que nossos conselhos federais/regionais de Administração estejam empenhados em melhorar a nossa condição, ainda assim estamos muito atrasados se compararmos o prestigio do Profissional em outros países, claro isso não é uma regra, existem muitas empresas multinacionais que valorizam bastante seus ADM’s. Mas, o que se ver ainda é pouco.

Quem sabe um dia a gente consiga ver em cada empresa um Administrador de Empresas? Isso mesmo do jeito que acontece com os Contadores (Grandes profissionais que fazem muitas vezes o "papel dos ADM's") Será que é sonhar muito ter um profissional que se capacitou vários anos para maximizar as empresas desde o seu início (Abertura de Empresa), meio (Desenvolvimento) sucesso ou fim (Fechamento da Empresa) ?

Até já existe lei para isso, mas sabe como funcionam as coisas aqui no Brasil? isso mesmo lentamente.

Será que os índices divulgados pelo SEBRAE das Empresas que fecham as portas rapidamente não iriam ser menores? É claro isso é apenas uma hipótese levantada que será respondida em outra publicação.

Fato é que empresas necessitam e buscam diariamente profissionais capacitados na área. E uma das vantagens competitivas que o Administrador tem para outros profissionais é a sua visão ampla para tudo e principalmente a sua eficiência em Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar a maximizar lucros e minimizar despesas e gastos.

O administrador é responsável por transformar uma palavra tão usada nos dias atuais: Crise em Crie oportunidades.

E o que significa Administração?

O termo "administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.1 (Site: Significados, Acessado em: 05/12/2015)

Para que vocês entendam melhor sobre o tema segue conceitos mais detalhados retiradas do Site do Conselho Federal de Administração – CFA:

O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.

Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram às primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

Habilidades do Administrador

•Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.

•Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.

•Habilidades Conceituais: Ter Visão sistêmica.

Atitudes do Administrador

Proativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionários para que eles possam crescer junto com a empresa.

É possível verificar o quanto a Administração de Empresas e seus profissionais são vitais para o funcionamento mais adequado de uma instituição (Conselho Federal de Administração - CFA2).

Ao final deixo uma pequena reflexão sobre essa maravilhosa Profissão:

Não somos médico. Mas também "salvamos vidas" dando oportunidade de um futuro melhor a sociedade, dando a possibilidade de crescimento a mais indivíduos. Um bom Administrador desempenha outro papel essencial podem ajudar a sociedade a conquistar princípios, responsabilidades e notoriedade. Logo, são muitos os aspectos que envolvem um Administrador de Empresas.

Não somos advogados. Mas sabemos como ninguém defender nossa empresa, colaboradores, fornecedores e muito mais. E claro não somos nenhum Expert na área mas entendemos um "pouco" que facilita e muita a entender certas situações na empresa. (Mas é claro toda empresa merece um bom Advogado).

Não somos Engenheiros. Mas construímos vidas, carreiras, organizações, ajudamos a fazer uma sociedade melhor como já foi mencionado no tópico: Não somos médicos.

Não somos Economistas. Mas sabemos além de economizar ganhar muito dinheiro. É claro que uma das "artes" de se "fazer" dinheiro é economizar, evitando desperdícios e custos desnecessários.

Não somos Psicólogos. Mas sabemos ouvir muito bem nossos executivos, colaboradores e os mais "importantes" no processo os clientes.

Não somos jogador de futebol. Mas fazemos grandes golaços maximizando todos os negócios de uma empresa.

Nós somos Administradores de Empresas. Nós somos o presente e o futuro, cabe a cada um de nós sermos ADM's dignos de levar essa bandeira para todos.

Quando te perguntarem qual curso vai fazer? Qual curso você está fazendo? Você é formado em que?

-------> Fale com motivação, paixão e muito amor: Administração de Empresas esse é o meu curso.

Acima, quando mencionei alguns cursos não foram para minimizá-los. Sei da importância grandiosa de cada um e o que motivou a mencioná-los é justamento o fato dos alunos bater no peito e dizer: Sou/Serei medico, advogado, engenheiro, economista, psicólogo, jogador de futebol com muito ORGULHO.

Sabe qual é o curso mais procurado e cursado no Brasil?

Para termos uma ideia da grande procura que existe pelo curso, segundo dados do Ministério da Educação divulgados no início do ano (Jan/2015), o curso que obteve o maior número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi Administração de Empresas com exatos 295 mil 799 estudantes inscritos.

Já pensou todos esses futuros ADM's e os que já existem unidos para fazer o melhor? e se todos ou a grande maioria "vestissem a camisa" tenho orgulho de ser Administrador de Empresas? Seríamos ou não mais valorizados?

Como já disse, os Conselhos Federais e Regionais de Administração ajudam, fazem o possível. Mas, também precisamos de mais união.

Toda generalização é burra. Mas infelizmente muitos ADM's fazem com que a nossa linda profissão não seja mais valorizada (Tony Rocha).

Que esse cenário mude e mude já!

Se você ainda não tem convicção em querer fazer o curso te aconselho a buscar um curso básico pela internet ou ler alguns dos maravilhosos artigos aqui do Administradores.com assim será possível você ter uma prévia do que irá ver no curso. Após escolher e fazer o curso poderá ter uma escolha mais convicta para a sua decisão (Essa dica serve para qualquer curso que você esteja pensando em fazer) lembre-se é melhor perder um pouco de tempo agora; tenho quase certeza que não iria gostar de iniciar um curso e parar no caminho ou concluí-lo e ficar frustrado por não ter sido aquilo que você gostaria.

Referências:

Fonte 1 - Conceito sobre Administração:

Site: Significados, Disponível em: <http://www.significados.com.br/administracao> Acessado em: 05/12/2015.

Fonte 2 - utilizada no texto do CFA - Conselho Federal de Administração Disponível em: <http://www.cfa.org.br/arquivos/index.php> Acessado em:05/12/2015.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento