O que aprendi com Ozires Silva
O que aprendi com Ozires Silva

O que aprendi com Ozires Silva

O que dizer de um jovem de família simples do interior paulista, nas décadas de 40 e 50, que tinha um sonho de produzir aviões no Brasil?

Ozires Silva é um dos maiores cases de empreendedorismo no Brasil.

O que dizer de um jovem de família simples do interior paulista, nas décadas de 40 e 50, que tinha um sonho de produzir aviões no Brasil?

Para Ozires, o país que tinha Santos Dumont, mas não tinha aviões, não fazia sentido.

Contrariando o impossível e todas as dificuldades, criou a Embraer, que hoje é uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo. Não apenas produz aviões para o Brasil, mas também para os principais países do mundo, empregando diretamente 20 mil funcionários e 100 mil indiretos.

Tive a grande honra de contar com a participação do Ozires em meu livro O que a escola não nos ensina, onde conta sua história em detalhes, e de gravar uma entrevista em vídeo com ele no início desse ano (assista a entrevista completa aqui.)

Na semana passada, tive mais uma grata alegria ao receber dele o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo 2015.

Abaixo, seguem as principais lições aprendidas com o mestre Ozires Silva:

Pense grande: pensar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho. O brasileiro ainda tem o complexo de inferioridade achando que não pode construir grandes obras pelo mundo, sendo, na grande maioria das vezes, ainda um mero exportador de commodity.

Prepare-se: para realizar seu sonho, ele teve que ir atrás de muito conhecimento. Você precisa estar preparado para realizar grandes obras e educação é indispensável para isso.

Acredite no Brasil: pare de reclamar do país e assuma o protagonismo de sua vida. Precisamos de líderes e empreendedores que façam acontecer e o empreendedorismo é o melhor remédio contra qualquer crise.

Humildade: talvez uma das características mais marcantes de Ozires, que faz questão de ressaltar várias vezes que não merece todas as homenagens, já que o negócio foi construído por muitas pessoas e não apenas por ele. O verdadeiro líder é esse, que nas conquistas e comemorações faz questão de lembrar daqueles que o ajudaram a chegar onde chegou. Um deles era seu melhor amigo, que construiu o sonho junto com ele na década de 50 e acabou falecendo logo depois. Mais de 60 anos se passaram e Ozires faz questão de em todo momento citar o nome do amigo que foi indispensável para realizar seu sonho.

Por um Brasil com mais líderes e empreendedores como o mestre Ozires Silva.

ExibirMinimizar
aci baixe o app