O que a sua comunicação não verbal diz sobre você?
O que a sua comunicação não verbal diz sobre você?

O que a sua comunicação não verbal diz sobre você?

Muitos candidatos se preocupam voluntariamente com a roupa que vestirão para uma entrevista de emprego ou como responderão às indagações do entrevistador, outros vão fechar um negócio planejando falar das vantagens sobre o negócio, mas se esquecem que sua credibilidade é colocada à prova nesses contextos, e estarão sendo avaliados ou no mínimo observados, (sabotados ou favorecidos) com a sutil e visível: comunicação não verbal

Em uma entrevista de emprego, ou até mesmo na própria contratação você está sendo analisado em cada passo que der ou palavra que disser, maneira que se senta, abre e fecha a porta, seu contato visual, aperto de mão, etc, etc, etc. Muitos candidatos planejam suas falas, argumentos, palavras que irão usar, mas se esquecem de algo muito revelador que é a comunicação não verbal.

Além de a aparência estar adequada com sua fala e seu currículo, por mais que um candidato ensaie sobre como será sua performance frente ao recrutador, há um denunciador que age de forma involuntária e pode revelar tudo o que você planejou e o que não planejou para aquela conversa. E a verdade sai pelos poros!

Esse denunciador se chama comunicação não verbal. Onde uma pessoa imóvel já revela muitas informações. É a sua linguagem corporal, sua expressividade, a psicodinâmica da sua voz. Para um bom leitor desses sinais, a ausência de autoconhecimento de quem os emite, nesse contexto, pode ser fatal! Ao mesmo tempo em que pode ajudar quem tem auto percepção desenvolvida.

Nos negócios, a comunicação não verbal também é importante. Por mais que pessoas de negócios acreditem conseguir omitir verdadeiras intenções por trás de um semblante inexpressivo, elas acabam sendo reveladas através de sinais corporais inconscientes que transmitem.

Segundo pesquisadores da Universidade de Iowa, nos EUA, o aperto de mão de um candidato influencia as suas chances de ser contratado. Eles classificaram a qualidade do aperto de mão após a entrevista como uma característica relacionada ao perfil do candidato.

Tão presente no mundo corporativo, o aperto de mão é um dos elementos cruciais para formar a primeira impressão. Enumerei alguns fatores que impactam negativamente a impressão transmitida por você através de um simples aperto de mão. Confira:

- Mãos molhadas ou suadas
- Mãos moles
- Aperto forte demais
- Ausência de contato visual
- Aperto pinça (só nas pontinhas dos dedos)
- Balançar demais a mão de quem você cumprimenta

Fique atento (a)!

Artigo originalmente publicado no blog da Aline Cardoso

ExibirMinimizar
Digital