O Profissional de Atendimento

Atender é sinônimo de servir, todo o profissional que realiza a função de atendente deverá ter o perfil adequado a esta nobre função. Como sabemos, toda a função exercida em nossas empresas, exige um determinado perfil pessoal e profissional. No caso do profissional de atendimento ele deverá conter em seu perfil as qualidades pessoais como: Boa Comunicação, Educação, Simpatia, Gostar de Servir, Ser Gentil, Equilíbrio Emocional e acima de tudo Gostar de Gente. Como qualidade profissional, deverá: Entender dos produtos, manejá-los, colocá-los em exposição etc. A função do R.H. ou da pessoa que admite um atendente, é acima de tudo, identificar se o candidato tem essas qualificações para desempenhar esta função. O que acontece na maioria dos casos, é que quando se admite um profissional, não se avalia as qualidades do candidato e a função é mal desempenhada. Uma vez avaliado o perfil ou as qualidades do candidato e sendo aprovado nos pré-requisitos à função, a empresa deve capacitá-lo tecnicamente (conhecer os produtos), integrá-lo a empresa (conhecer os colegas, empresa, local de trabalho etc.) e só então começar a desempenhar suas funções. O que ocorre: Quando saímos de casa e nos dirigimos a um estabelecimento para adquirirmos um produto, criamos uma certa expectativa de atendimento. Se formos atendidos abaixo de nossa expectativa, ficamos frustrados. Se formos atendidos de acordo com a nossa expectativa, achamos tudo normal, mas se formos atendidos acima de nossa expectativa, ficamos encantados com o profissional de atendimento e a empresa consegue nossa fidelidade. Se você que encantar seus clientes no atendimento, coloque o profissional com o perfil correto para essa função.
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