Café com ADM
#

O produtor rural como empresário do campo

A inovação e eficiência de gestão são desafios a serem encarrados no meio rural.

O agronegócio apresenta grande influência no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, e é um dos setores que vem crescendo mesmo com a crise economica. Embora a produção nacional e a renda gerada, por este setor, serem altas, o custo de produção para os produtores é muito elevado.

A cada ano a parcela do lucro da produção que fica com o produtor se torna menor, forçando-o a olhar sua propriedade como uma empresa e ele como o gestor da empresa, que deve ter um papel muito maior do que apenas produzir, mas que tem se preocupar com investimentos, gestão, comercio e estratégias necessárias para a eficiencia de sua empresa rural.

A produção agrícola atualmente exige grandes investimentos em tecnologia, tanto em equipamentos quanto em insumos. A agricultura, no geral, é sujeita a grandes riscos, tanto relacionados ao clima quanto de práticas incorretas de manejo.

Visando aumentar a renda da empresa rural, muitos produtores vem buscando diversificar sua produção, com destaque principalmente aos pequenos produtores. E entre as estratégicas adotadas estão a produção de produtos com qualidade superior, a comercialização direta com o consumidor final e o processamento e produção de produtos derivados.

A adoção de práticas que visam agregar o valor do produto final detem a ser tornar cada vez mais comuns, principalmente com a valorização do consumidor final a produtos diferenciados. Essa demanda por produtos diferenciados, faz com que os produtores rurais (empresários do campo), sejam cada vez mais inovadores e procurrem se capacitar e buscar novos conhecimentos. Por consequência o campo, ou meio rural, passa a ser envolvidas por pessoas mais capacitadas, mudando de forma inderita o nível de conhecimento de todos do meio.

É claro que nem todos produtores adotarão práticas de agregação de valor da sua produção. Com todas as influencias que veem de fora da propriedade e atingem o produtor, esse profissional é cada vez mais exigido a se adaptar as constantes mudanças. O produtor rural está passando de ser visto como o profissional que faz o gerenciamento e gestão para que sua empresa rural seja cada vez mais produtiva e eficiênte.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.