O processo de recrutamento
O processo de recrutamento

O processo de recrutamento

Processo de recrutamento é uma ferramenta utilizada para a captação de pessoal para compor as equipes de trabalho das organizações

Com o passar do tempo os empresários começaram a tomar ciência de que o maior patrimônio de uma organização é o seu capital humano. Com isso surgiu a necessidade de que o processo de recrutamento seja feito com mais atenção, para que os indivíduos a serem contratados sejam os ideais de acordo com as necessidades técnicas e cognitivas da vaga em aberto, o que significa que uma contratação não deve acontecer, tendo como base somente uma recomendação.

1. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E MEIOS DE RECRUTAMENTO

Processo de recrutamento é uma ferramenta utilizada para a captação de pessoal para compor as equipes de trabalho das organizações, na qual ocorre a comunicação e a divulgação de determinada vaga no mercado de recursos humanos, onde existem candidatos que se atraem para o processo seletivo que o segue.

Segundo Chiavenato (1997, pp. 205-206),

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher.

Atualmente, o recrutamento de pessoal nas micro e pequenas empresas acontecem, em grande parte das vezes, por recomendações, não tendo como parâmetros pontos como qualificações e habilidades do indivíduo. É de extrema importância para as empresas que o recrutamento aconteça de forma planejada, para que os colaboradores selecionados sejam os ideais para as vagas disponíveis. Uma boa escolha de funcionários faz com que a empresa seja mais qualificada, desenvolvida e obtenha vantagem competitiva perante as outras organizações.

O recrutamento de pessoal pode ser realizado de diversas formas diferentes, interno, externo ou misto, conforme os tópicos abaixo.

1.1. Recrutamentos Interno e Externo

O recrutamento interno ocorre quando a empresa decide preencher determinadas vagas em aberto com os colaboradores que já fazem parte do seu quadro de funcionários. A divulgação da busca de mão de obra pode ser feita por meio de comunicados formais, e-mails, e exposição de cartazes em locais de grande circulação de pessoas. Este meio de recrutamento tem como pontos positivos: Baixo custo, por não precisar de grandes investimentos com divulgação ou com treinamentos. Além de servir como método de reconhecimento do pessoal, e ser mais rápido e certo do que o recrutamento externo.

O recrutamento externo consiste na captação de pessoal no mercado de trabalho como um todo. É positivo por trazer ideias novas para a organização e colaboradores que já foram treinadas por outras empresas, e é negativo por ser mais lento, incerto e ter um maior custo.

Muitas vezes, o recrutamento interno é mais recomendado para situações onde a vaga em aberto está relacionada à supervisão ou a gerência, tendo em vista que uma pessoa dentro da empresa terá maior facilidade em desempenhar este papel, pois a mesma já possui um conhecimento sobre como as coisas devem ser feitas na organização. Enquanto uma pessoa de fora, precisaria passar por treinamentos, o que resultaria em maiores custos ao contrata-la.

Enquanto o recrutamento externo pode ser o ideal em situações onde a empresa ainda não possui pessoal capacitado para preencher determinada vaga, como por exemplo, na abertura de um novo departamento ou até mesmo em situações onde o pessoal já se encontra sobrecarregado com suas funções atuais.

1.2. Recrutamento Misto

Ocorre quando a empresa busca pessoas dentro e fora da organização (de forma interna e externa), para que determinada vaga seja preenchida. Este é um método extremamente positivo, pois é considerado como uma alternativa para que a empresa evite as principais desvantagens de ambos os métodos, interno e externo.

Pode ser um meio de recrutamento positivo por permitir que haja uma comparação entre o capital humano externo e interno à empresa, para que assim a mesma faça a melhor escolha ao contratar a pessoa que suprirá, da forma mais adequada, suas necessidades.

O recrutamento misto pode acontecer de três formas diferentes:

  • 1º Externo, 2º Interno: Esta forma de recrutamento mostra que a empresa visa obter maior captação de recursos humanos do que a transformação do atual quadro. Para atingir este objetivo, a empresa busca por pessoas qualificadas fora da empresa, mas também deixa em aberto para que os atuais colaboradores participem do processo de recrutamento.
  • 1º Interno, 2º Externo: Ao utilizar este método, a empresa mostra que está priorizando preencher a vaga com alguém que já faça parte do seu quadro de funcionários, porém, caso não existam indivíduos com a qualificação necessária, a empresa passa a buscar pelo colaborador ideal no mercado de trabalho.
  • Os dois ao Mesmo Tempo: Nesta forma de recrutamento a organização abre, ao mesmo tempo, oportunidades para pessoas de dentro e de fora. Com a aplicação deste método a empresa mostra que oferecer oportunidades para seus atuais colaboradores, ou estar aberta a transformações vindas de candidatos externos, faz parte de seus valores, desde que estes estejam adequados às qualificações exigidas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Cada meio de recrutamento se adequa melhor a determinado tipo de necessidade e a escolha certa de qual método utilizar pode fazer toda a diferença no dia a dia de uma empresa, podendo trazer diversas vantagens para todos dentro da organização, gerando inclusive um diferencial competitivo e trazendo oportunidades de crescimento para a mesma.

ExibirMinimizar
Digital