O preço do sucesso

Nesse título, temos a palavra preço, que normalmente usamos para aquisição de bens materiais. No entanto, não é possível comprar sucesso verdadeiro, mas existem exemplos na mídia, de sucessos (temporários) criados com dinheiro e artificialmente. Deixam de ser sucesso com a mesma velocidade com que se tornam sucesso. Obviamente não é desse sucesso que vamos dissertar Então em vez da tal receita que não existe, vamos colocar as coisas de outra maneira. Isto é, comentar epicamente o nosso caminho que iremos trilhar e desejarmos chegar lá.

Seria bem dificil apresentar uma receita de sucesso que valesse para todos, tal como a decantada receita de bolo, isto além de tudo, acho difícel existir alguma receita, se bem que ja se gastaram muita tinta sobre o tema (ou dedo digitando).

Mas com certeza, sair da zona de conforto, focar com persistência num objetivo, colocar em marcha determinado plano, estaria mais coerente no atingimento do sucesso mas mesmo assim, isso ainda não seria tudo, poderia até ser necessário mas não o suficiente

Faremos uma lista de possíveis comentários que receberemos de terceiros, rótulos, quando perceberem que estamos procurando fazer algo que saia do normal do dia a dia.

.Como sempre teremos alguns elogios nesses nosso esforço, mas vamos deixar os confetes de lado e listar coisas que chateriam os mais fracos mas tem o condão, servir de estímulos para os mais fortes.

Não existe sucesso sem sacrifícios. Um medalha olímpica de ouro não se ganha por sorte. Precisa de muita dedicação muito trabalho etc.

Não há bônus sem respectivo ônus.

A vida é uma grande escola para quem se propõe a estudar as lições. Para quem não quer, fica brincado no recreio (amigos para isso não falta) enquanto que os mais resilientes estão na sala de aula.

Coloco diversos momentos que acontecerão com você durante o seu caminhar para o sucesso. Mas não desamine. Lembre-se do já disse o Dr. House da série homônima: “Você só é derrotado quando desiste”. Isto é, não vai acertar da primeira tentativa e mesmo errando, isso traz conhecimento que pode ser usado para acertar na próxima vez.

Voltando à afirmação de que “O sucesso tem o seu preço e nem todos conseguem pagar”, podemos listar uma série de obrigações, problemas, implicações, adversidades, pensamentos que te assaltarão, frases que serão escutadas e até mesmo olhares que expressarão mais palavras que a boca de quem nos observa conseguiria falar. Mas como se diz aquele provérbio árabe; os cães ladram e a caravana passa.

Sempre foi, continua e sempre será uma tortura para muitas pessoas verem alguém se esforçando para atingir determinado objetivo que leva ao sucesso. Veja, estou falando esforçando ou seja, o sucesso ainda não foi atingido!

O sucesso de um (que batalhou) incomoda que está imóvel na sua zona de conforto e que sempre vai arranjar uma desculpa para não ir também na batalha e ao mesmo tempo, irá procurar macular os feitos do vencedor. Coisa da natureza humana.

Nossa lista não é completa. Todas as listas sofrem dessa doença; nunca são totalmente completas. Quando se termina de faze-la, surge mais alguma coisa. Nossa lista não está em ordem de importância, pois a importância está no todo, no conjunto, no que devermos fazer, se preocupar, mas com um trabalho com muita persistência e de forma resiliente chegaremos no pódio, lugar dos vencedores.

A lista de pré-requisitos é longa: Força de vontade, disciplinam, ter uma forte motivação, até uma preparação psicológica, planejamento e muita vontade de vencer. De tão grande que é, paro por aqui. Vamos começar. Não desista, leia até o fim! Aguenta firme!

[01] Não vai ser nada fácil. Todo sacrifício será pouco.

[02] Vai ter que deixar a sua aconchegante zona de conforto.

[03] Vai sofrer as tentações de deixar de usufruir de um domingo ensolarado e dizer as Amigos que tem um sério compromisso a cumprir (obviamente com você mesmo).

[04] Vão achar que você está se esforçando demais e ficando meio isolado, enfocado mais no seu objetivo a ser alcançado do que gastar mais tempo nas happy hours com os Amigos e que vão começar a não te convidar como faziam antes.

[05] Seu cérebro e corpo vão ter que aprender a trabalhar em sintonia para enfrentar horas e horas estudo e sentindo que seu corpo quer ir para a cama.

[06] Dada a necessidade de mudar profundamente seus hábitos vai chegar uma hora que vai achar que está desenvolvendo comportamentos estranhos; colocando frases positivas na parede do seu quarto, resumindo mentalmente, antes de pegar no sono o que deu certo e errado durante o dia, vai levantar uma hora mais cedo do que costume e dormir uma hora mais tarde, vai deixar uma livro no banheiro para ser lindo aos poucos, deixará de ter pensamentos negativos, vai deixar de perder tempo vendo TV e nas redes sociais, vai deixar de comer hambúrguer e se alimentar com comida caseira, deixar o álcool, refrigerantes e o tabagismo de lado.

[07] Muitos irão dizer que você anda muito metido, megalomaníaco ao ficarem sabendo o que o você pretende alcançar. E na medida que vai conseguindo, eles irão caindo de pau em cima de você cheio e inveja e dirão que você parece ter alguma sorte. Não irão louvar seus esforços, os quais devem ser mantidos de forma reservada, reduzindo os comentários invejosos.

[08] Vai investir o seu rico dinheirinho no seu treinamento que acabará fazendo falta para outras coisas, que deixará você pensando se realmente vale a pena e se está fazendo a coisa certa, trocando passeios, festinhas, por trabalho, esforço, estudos e dedicação para atingir o seu sucesso.

[09] Na medida que você começa avançando nos seus objetivos poderá também começar a perder alguns amigos, as pessoas invejosas não suportam ver crescimentos que exige, esforços e persistência.

[10] Vai doer, mas você vai perceber que você é a média das 4 a 5 pessoas com as quais tem mais relacionamento social e profissional. Vai ter que ficar com maior qualidade e dispensar a companhia de alguns que são alegres, interessantes mas tomam o seu precioso e pouco tempo.

[11] Vai escutar da família, dos amigos que essa história de sucesso tem muito a ver com sorte e não adiante muito ficar se matando. O que tem quer ser seu virá sozinho, um dia. Ou seja, aquele pensamento filosófico que está fora de moda; o chamado Determinismo.

[12] Aprenderá às duras penas que somente nos dicionários Sucesso ocorre antes de Trabalho.

[13] Vai pensar em desistir várias vezes. Afinal você humano, mas se tiver alta resiliência vai continuar na luta e os obstáculos se transformaram em estímulo para continuar.

[14] Mas, quando atingir o seu custoso sucesso, muitos irão querer ser seu amigo!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento