O poder dos indicadores
O poder dos indicadores

O poder dos indicadores

Se você é líder, trabalha com uma equipe com mais de 4 integrantes e não possui indicadores como métricas, cuidado. Você corre um grande risco de estar indo por um caminho errado e ainda cometendo injustiças

Para gerir uma equipe com até 4 ou 5 integrantes, pode ser que seja fácil estar presente no dia-a-dia de cada um e saber exatamente a qualidade do trabalho de cada um. Mas, a partir do momento que a equipe começa a crescer, fica impossível ao líder gerir por feeling. Iniciando nesse momento a necessidade de criação dos indicadores.

O que são indicadores?

São representações numéricas de desempenho de uma equipe, setor ou empresa. Os indicadores devem ser usados para definição de métricas, tomada de decisões mais assertivas e evitar que se caminhe para um lado errado ou se cometa injustiças.

Como eles podem ajudar?

Ao iniciar a implantação de indicadores, em um primeiro momento o líder terá uma visão geral do setor ou empresa. A partir da visão geral, surgirá a necessidade do detalhamento dessa informação, chegando ao nível de pessoas. Através do detalhamento, mesmo que o setor ou empresa apresente um bom resultado geral, será possível realizar um trabalho individual, identificando os colaboradores que estão acima da média e também aqueles que estão abaixo, assim será possível fazer um trabalho individual. Esse trabalho deve ser feito de forma a disseminar as melhores práticas de quem consegue ficar acima da média para aqueles que estão abaixo da média.

Os indicadores são muito úteis na gestão, proporcionam ao líder que enxergue possibilidades de melhoria sem depender do "achismo" ou da vivência do cotidiano. Além disso, pode e deve ser utilizado para destacar o bom trabalho de cada integrante da equipe, mostrando onde cada um pode chegar e o que é esperado.

Com os indicadores definidos, é possível ao líder trabalhar com prazos mais assertivos, controlar o que sua equipe pode e consegue produzir. Com isso, também é possível tomar a melhor decisão no momento de promover um colaborador ou de realizar algum tipo de premiação, sem cometer injustiças ou favoritismo por parte do líder podendo mostrar matematicamente o merecimento por tal benefício.

Além da criação dessas métricas, é fundamental que o líder exponha claramente para a sua equipe. Não adianta que uma empresa ou setor tenha dezenas de indicadores se quem for gerar esses números não tenha consciência do que está sendo medido. O líder deve mostrar a todos como a empresa ou setor está sendo mensurado, para que estejam focados em atingir aquele objetivo. Deve ser mostrado também o resultado, seja ele bom ou ruim. Os indicadores ruins, devem ser apresentados e a equipe orientada a como melhorá-lo e, os indicadores bons devem ser apresentados e a equipe parabenizada pela conquista.

Para concluir, um setor ou empresa com indicadores é benéfico ao líder e também aos liderados, pois podem dar uma visão para ambos, para o primeiro como um norte de como as alterações realizadas estão impactando e, para o segundo como metas e avaliação do líder sobre os seus resultados. Conseguindo implantar essa forma de avaliação, com certeza será criado um ambiente de trabalho melhor e mais transparente.

ExibirMinimizar
aci baixe o app