O poder do propósito

Muito tempo e esforço são gastos em encontrar maneiras para motivar a si mesmo e os outros. Mas há algo muito mais poderoso que geralmente fica esquecido, e este fator é o propósito

Ao longo de minha atividade como representante da Dianética no Brasil, uma das perguntas mais frequentes que escuto é relacionada a como conseguir ter a motivação necessária para fazer tudo que se requer para ter sucesso profissional e financeiro.

O que eu respondo, e tenho usado várias vezes como tema de meus programas de rádio e artigos, é que o fator determinante para o sucesso é tomar ação massiva e persistente. Requer que você saia da sua zona de conforto e vá para a zona da ação!

Que significa isso? Massivo significa: em grande quantidade, escala ou proporção; exemplo: produção massiva. E persistir quer dizer continuar se empenhando; continuar fazendo, insistir; perseverar, não desistir. Portanto, é necessário continuar a realizar muita, mas muita ação, sem desistir.

E que emoção você precisa ter para atingir tanta ação e se manter ativo sem desistir? Entusiasmo! Exato, menos que isso não funciona.

Mas, será que você consegue gerenciar seu estado emocional? Consegue ficar entusiasmado a maior parte do tempo? É só querer ficar entusiasmado e você fica? Não é bem assim, infelizmente.

Mas, seu estado emocional é importantíssimo! Talvez seja um dos fatores mais importante de todos, porque molda a maneira como você vê o mundo e impulsiona suas ações.

É muito fácil perceber que quando você está com medo, raiva ou quando está triste, tudo que faz parece produzir um resultado negativo. No entanto, quando você mantém o humor em alta, sente que é mais eficiente e produtivo. Ter o controle de suas emoções permite que você acesse os recursos que existem dentro de você.

O problema é que você não consegue controlar suas emoções, por mais que queira ou tente. Ao contrário, elas exercem controle sobre você. Quantas vezes, as emoções negativas apareceram de uma hora para outra e controlaram sua forma de pensar e agir?

Mas para ter sucesso, você precisa descobrir uma maneira de se motivar e se manter motivado constantemente. Infelizmente, há momentos em sua vida nos quais a última coisa que você quer é entrar em ação. Você não se sente bem, às vezes quer ficar quietinho sem fazer nada e torcer para que tudo dê certo. Advinha o que acontece? Nada dá certo se você não se empenhar para que dê certo.

Então, é necessário buscar formas de se motivar. O primeiro passo é ter metas e objetivos. Sonhos são o seu combustível para a vida. Busque o propósito que está por trás de suas metas e objetivos. O propósito é a razão pela qual você quer atingir isso ou aquilo.

Entenda que motivação é motivar a ação e é o propósito que motiva a ação. Por exemplo, o que motiva um atleta profissional a se empenhar tanto e treinar à exaustão por longo tempo é o propósito de obter uma medalha de ouro em uma competição internacional.

Obviamente que as dores, perdas e fracassos vão minando a esperança da realização do propósito. Por isso que é tão importante aliviar os registros de dores físicas, fracassos e perdas que ficam retidos na mente reativa – a parte da mente que grava só dor e inconsciência.

E regularmente é necessário reavivar ou reabilitar o propósito porque ele é o motor que você precisa para se manter no caminho. Este é ao fator mais importante de todos, porque é o propósito que vai motivá-lo a se manter positivo e assim, tomar ações massivas e persistentes que o levarão ao sucesso profissional e financeiro que tanto almeja.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento