O poder do não para um verdadeiro vendedor

Para um verdadeiro vendedor o não é algo que o aproxima do sim, pois, denota que o trabalho que esta sendo feito esta no caminho certo.

Desde muito cedo, já ainda nos tenros anos de vida, as crianças ouvem muitos nãos para muitas situações que envolvem negociações. Nem por isso as crianças se desesperam e saem a culpar o mundo achando que os erros são dela por não receber uma sim em determinada situação. As crianças, na maioria das vezes são ótimas negociadoras e após muitas tentativas conseguem o êxito. Quem nunca vivenciou a típica cena de uma criança pedindo um chocolate, ou qualquer outras guloseima no caixa de um supermercado e, após alguns nãos a criança leva sempre a melhor.

O que costumo reforçar sempre em conversas, treinamentos e palestras é podemos e devemos aprender muito com as crianças, elas são geniais e usam de todos os seus recursos, muitos deles instintivos ou simplesmente exploratórios do ambiente em que vivem, pois ainda não tem nenhum ensinamento para o tema, para ganharem muitas negociações.

Todo este preambulo foi para enfatizar que quando chegamos a nossa vida adulta, temos muita dificuldade em lidar com o não. Quando transferimos isso para a realidade de um vendedor, o não tem um poder gigantesco de nos proporcionar o sucesso ou a derrota em uma venda. A habilidade de lidar com o não é de fato uma arte, no sentido de que temos que apreciar a situação e tirar melhor proveito dela, por outro lado também é uma ótima técnica de negociação, pois o real entendimento exploratório desta situação nos conduzirá a vitória.

Na trajetória de qualquer vendedor, talvez a palavra que mais ouviram foi o não, porém, se usamos a lei da multiplicação dos números ao nosso favor, como por exemplo 1/10 ou 2/10, podemos chegar a conclusão de que em algum momento chegaremos ao sim, isso feito a exaustão gerará ótimos resultados ao longo da carreira de vendas.

Da próxima vez que ouvir um não encare-o como uma oportunidade que está tendo para avançar em direção ao sim.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento