O papel do professor em uma sociedade que parece ter ignorado a importância do saber

O que de fato é ser professor, neste país em que a educação parece ter sido deixada de lado e educadores não recebem a devida importância? Quais são os desafios que este profissional enfrenta no seu dia a dia na construção do conhecimento, diante de um sistema que demonstra um descaso com o saber e um desejo pela alienação de uma sociedade?

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (Paulo Freire)

15 de Outubro é o dia que comemoramos o dia dos professores, o que me fez refletir sobre esta honrosa profissão:

O que de fato é ser professor, neste país em que a educação parece ter sido deixada de lado e educadores não recebem a devida importância? Quais são os desafios que este profissional enfrenta no seu dia a dia na construção do conhecimento, diante de um sistema que demonstra um descaso com o saber e um desejo pela alienação de uma sociedade? Sociedade esta que tem perdido o valor do ensino e aprendizado e cada vez mais se conformado em ser apenas "um consumidor de ideias".

Vivemos num sistema em que o conhecimento parece ser algo engessado, onde o se exige que as escolas sigam um padrão em que há uma valorização de algumas matérias e desvalorização de outras, onde a nota é mais importante do que o real aprendizado, em que "decorar" parece ter se tornado sinônimo de aprender.

Neste cenário, creio que um dos maiores desafios do professor é: instigar no aluno o desejo de aprender, inspirá-lo a ser mais do que a maioria das pessoas se conforma em ser. Formar indivíduos com capacidade analítica, senso crítico e capacidade de inovação. Criar possibilidades para a construção do conhecimento necessário para lidar com os desafios da vida, que vão além de tirar uma boa nota na prova, ultrapassam o valor da nota que vem em seu boletim.

Certa vez li uma frase à respeito de liderança que dizia: "Meu trabalho não é ser fácil com as pessoas. Meu trabalho torná-las melhores.". O professor é um dos primeiros líderes que temos na vida. E penso que o maior papel deste líder seja esse: formar pessoas, profissionais melhores.

Em minha vida, tive a oportunidade de estudar com diversos profissionais, alguns que infelizmente parecem não ter aprendido sua missão, mas também tive o privilégio e oportunidade de aprender com ótimos professores. Profissionais que através do ensino "exerceram a imortalidade". Verdadeiros mestres, responsáveis pela construção de quem eu sou.

Ao profissional que forma todos os outros profissionais, aos professores que passaram e passarão pela minha vida: Parabéns por se dedicar a desenvolver pessoas, a construir um país melhor.

"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". (Cora Coralina)

ExibirMinimizar
Digital