O novo mundo empresarial

Empresários e empresas devem estar atentos às práticas do novo mundo, o qual interage através da internet com milhares de usuários de todo planeta, que comunicam e trocam informações de modo totalmente independente.No mercado digital, quem avalia e divulga é o cliente.

Empresários e empresas devem estar atentos às práticas do novo mundo, o qual interage através da internet com milhares de usuários de todo planeta, que comunicam e trocam informações de modo totalmente independente.

Nos últimos cinco anos as relações de comunicação em massa refletem a postura do século XXI e expressões como "digital, site, link, web, redes sociais, games, conteúdo e compartilhamento, dentre outras", fazem parte do vocabulário corporativo atual.

O mundo dos negócios está em fase de transição entre o modelo presencial de comércio e o digital. É imprescindível, portanto, a compreensão deste novo contexto e adotar os verbos "saber, escutar, apoiar, interagir, energizar e incluir", para atuar na era virtual.

"Em apenas quinze minutos uma empresa entra no ar e igualmente, ela pode morrer, por cauda de um concorrente", alertou Márcia Matos, analista do SEBRAE.

Pesquisa realizada pelo IBOPE[1] aponta que 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas para comprar e 87% confiam em opiniões expressas online sobre os produtos e serviços que desejam adquirir.

No mercado digital, quem avalia e divulga é o cliente. Por isso é fundamental uma organização tecer redes sociais para interagir diretamente com os consumidores e entender seus desejos. Essas mídias são vistas como grandes canais para vendas. (Leia o artigo Redes Sociais: A incrível Fabrica de Informações).

Em relação à segurança da web, empresas podem ficar mais tranqüilas na adesão ao mundo virtual, pois o temor tende a se dissolver com o tempo, na medida em que os recursos tecnológicos e comunicacionais estão cada vez mais seguros e acessível a todos.

Por Dayane Salvador

[1] http://www.ibope.com.br/

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Dayane

    Dayane

    Trabalha em empresa de Pesquisa de Mercado e atua na área de marketing digital como designer de sites. Tenho e bons conhecimentos em informática, suporte de atividades relacionadas à gestão de sites e uma gama de serviços na administração e manutenção de sistemas. Elaboro newsletters, ações de web marketing, atendimento dos e-consumidores , visando os melhores resultados com a comercialização dos produtos/serviços na internet. Também trabalho com apresentações para aulas, monografias, palestras, entre outros.

    Obtive destaque acadêmico em atividades extracurriculares, como o prêmio de 1º lugar na IV Feira de Empreendedorismo e Negócios da Facesm, participação do Programa de Pré-incubação de empresas de tecnologia de gestão e serviços e presidência da empresa júnior. Também obtive méritos por melhor divulgação do Desafio SEBRAE no ano de 2008 e prêmio FACESM por um projeto de responsabilidade social na cidade de Itajubá.

    café com admMinimizar