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O néctar do cliente

As plantas, muitas vezes, precisam da ajuda de um animal para poder dispersar seu pólen ou suas sementes, ambos são constituídos de material genético e asseguram a sobrevivência da espécie.

As plantas, muitas vezes, precisam da ajuda de um animal para poder dispersar seu pólen ou suas sementes, ambos são constituídos de material genético e asseguram a sobrevivência da espécie. Muitas plantas precisam atrair a atenção dos seus polinizadores ou dispersores, e para isso, atuam de duas formas: primeiro atraindo a sua atenção e depois oferecendo o néctar que recompense o serviço prestado por este animal.

Atrair o seu polinizador ou dispersor não é tarefa fácil, a competição é muito grande, muitas plantas utilizam-se de cores fortes que se destacam da cor verde predominante das florestas, ou utilizam o cheiro. O problema é que estes artifícios também são utilizados por outras plantas, então a questão é: como conseguir destaque neste ambiente tão competitivo? A resposta provavelmente estará na qualidade do néctar e na forma com que ele será oferecido. Ele deve ter um sabor agradável para que o dispersor volte sempre e as plantas o fazem através da adição do açúcar. Por isso, a localização é importante, ou para evitar a evaporação da água, o que tornaria o néctar muito doce, ou para impedir a entrada de água da chuva, que diluiria o néctar, fazendo com que este se tornasse menos doce. Além disso, caso o néctar tivesse uma posição mais exposta, possivelmente o animal se beneficiaria sem oferecer o serviço de transporte. Situando-se na parte mais profunda da flor, o animal obrigatoriamente tocaria no pólen para chegar até o néctar.


Qualquer semelhança não é mera coincidência, o mundo dos negócios imita a natureza!

As empresas, muitas vezes, precisam da ajuda do cliente para poder divulgar sua marca ou sua imagem, ambas constituem a alma da empresa e asseguram a sua sobrevivência. Muitas empresas precisam atrair a atenção dos seus clientes, ou formadores de opinião, e para isso, atuam de duas formas: primeiro atraindo a sua atenção e depois oferecendo um benefício que recompense sua preferência por sua marca, geralmente seu produto ou serviço.

Atrair o cliente não é tarefa fácil, a competição é muito grande, muitas empresas utilizam-se de mecanismos de comunicação que os destaquem no mercado, ou utilizam o merchandising, ações nos pontos de venda ou ampla disponibilidade do produto. O problema é que estas estratégias também são utilizadas por outras empresas, então a questão é: como conseguir destaque em mercados muito competitivos? A resposta provavelmente estará na qualidade do produto e na forma com que ele será oferecido.

Ele deve ter vários benefícios para que o cliente volte sempre e as empresas o fazem através da adição de valores. Por isso, a localização é importante, ou para posicionar adequadamente o produto no mercado, o que aumentaria o valor percebido do cliente, ou para impedir a formação de uma imagem que leve em consideração apenas o produto, que diluiria o valor dos serviços adicionados, fazendo com que o produto perdesse valor. Além disso, caso o produto estivesse e outro ponto de venda, possivelmente o cliente se beneficiaria sem oferecer o serviço de divulgação da marca.

Colocando-o dentro de um ambiente que o induza a atribuir um valor maior ao produto, o cliente obrigatoriamente levaria o produto com toda a percepção dos valores que estão embutidos no produto, como, por exemplo, sofisticação, exclusividade, glamour, ou simplesmente, rusticidade, excentricidade ou vanguardismo.


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