O mundo precisa urgentemente de novos mensageiros - Mensagem a Garcia

Sem sombra de dúvidas, de longe a Mensagem a Garcia desponta como um dos textos mais poderosos e intrigantes de todos os tempos. Esta mensagem nos dá um choque na alma ao nos mostrar que, na maioria das vezes quando recebemos desafios, temos a tendência em não dar o nosso melhor. O texto aponta que os destemidos, corajosos e resilientes serão recompensados com o reconhecimento

Quando me veio este tema em mente, logo fui tomado de uma grande emoção de compartilhar algo que pudesse tornar tangível a sensação que tive. Algo inexplicável, porém, muito visceral. Há alguns anos, tive contato pela primeira vez com a intrigante história de um herói que sequer teve a oportunidade de saber qualquer detalhe da missão que tinha que cumprir, porém, de uma coisa ele tinha certeza plena, a mensagem deveria ser entregue a Garcia.

O objetivo aqui não é dar muitos detalhes desta história, porém, indico que vale muito ler e relê-la quantas vezes for necessário, pois trata-se de um lição de vida para mudarmos nossas atitudes em relação ao nosso modelo de entregar um trabalho qualquer que seja. Essa história foi escrita pelo jornalista Elbert Hubbard, para ilustrar a história de Rowan o destemido mensageiro escolhido pelo então presidente MacKinley para entregar a Mensagem a Garcia, então chefe dos revoltosos durante a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos.

Feito este preâmbulo, a fato relevante do meu tema é que Rowan foi considerado por muitos o herói, muito pelo seu feito de ter conseguido entregar a mensagem a Garcia e com isto ajudar a encerrar uma guerra. Mas o que o levou a conquistar um lugar ao sol, foi o fato de que ele não tinha nenhuma informação, exceto saber quem era o destinatário de tal mensagem e ponto final. Mesmo assim este se embrenhou por caminhos tortuosos em busca do seu objetivo até concluir a sua missão.

O que chamo atenção por meio deste artigo é que nos tempos atuais, após mais de 100 anos desta história, o mundo clama urgentemente por novos entregadores de “Mensagens a Garcia”. É evidente que passados, pouco mais de um século em que esta mensagem foi escrita, muita coisa mudou no mundo, principalmente em relação às facilidades que temos para nos conectarmos com qualquer pessoa da terra a qualquer momento, por outro lado no quesito atitude pouca coisa mudou, talvez tenhamos piorado em alguns aspectos.

Basta prestarmos um pouco mais de atenção para percebermos que os fatos dominantes em muitas conversas e principalmente em muitas mídias, são as dificuldades e os problemas, sempre com o objetivo de agravar uma crise. No geral muitas pessoas, estão procurando outros “coitados” para aumentar a corrente daqueles que torcem pela manutenção das famosas desculpas, porém, a soma neste caso fortalece a corrente daqueles que sentem vitoriosos por que estão apoiados por um grupo que joga no mesmo time, o da contramão. O pior deste cenário é que muitas pessoas passarão a vida toda sempre ocupando-se em reclamar, por que infelizmente encontraram apoiadores para as suas reclamações, pessoas dispostas a se afogarem juntas.

Mais do que nunca o mundo precisa de muitas pessoas, que como o nosso mensageiro Rowan, que sejam capazes de fazer acontecer independente dos obstáculos à sua frente. Hoje somos privilegiados por termos acesso a qualquer tipo de informação num “piscar de olhos” com o doutor Google, ou seja, está tudo mais fácil que há um século, porém, na contramão as pessoas estão mais acomodadas e insistem em acreditar que tem tempo de sobra para resolver um problema. O fato real é que o tempo é premente e, quando damos conta já estamos em vias de entregar algo que infelizmente não esta concluído.

Precisamos de pessoas que façam muito com pouco, que saibam que o caminho será difícil e que mesmo sem muitos recursos farão do “limão uma limonada” de “uma pedra bruta um diamante”, pois independente de qualquer coisa o objetivo final será o de entregar o seu melhor resultado e um pouco mais. Uma convicção que tenho é que independente de qualquer tipo de reconhecimento, o mundo sempre reconhecerá e soprará os melhores ventos àqueles que são destemidos, corajosos, resilientes e que acreditam em seus sonhos. Afinal de contas, todos nós estamos neste mundo para um propósito. Agarre-o e faça acontecer. Entregue tantas mensagens quanto forem necessárias para termos um mundo melhor.

Publicado originalmente no Pulse, do LinkedIn

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.