O Mundo Corporativo Adverte

Como você já percebeu existem, pelo menos, duas coisas que só crescem no mundo dos negócios: as metas e as pressões.

Como você já percebeu existem, pelo menos, duas coisas que só crescem no mundo dos negócios: as metas e as pressões.

Dentro da lista (também crescente) de competências essenciais que você precisa possuir para garantir a sua empregabilidade em mundo sem empregos (mas com muito trabalho) estão duas intimamente ligadas: a resiliência e a saúde (física, mental e espiritual).
Além de ser extremamente competente e produtivo, o profissional hoje precisa de muita saúde para agüentar a sobrecarga de trabalho e pressão à qual é submetido todos os dias.

Apenas para termos uma idéia, as desordens psíquicas (especialmente a depressão e o estresse) são o segundo maior grupo responsável pelos afastamentos, perdendo apenas para as doenças osteomusculares (as velhas L.E.R e D.O.R.T).

Em ordem de prevalência a depressão representa cerca de 65% dos casos seguida por transtornos neuróticos potencializados pelo estresse, esquizofrenia e consumo de álcool e drogas.

As pessoas estão dando sinais claros de que não estão suportando a pressão.

As empresas mais conscientes vêm investindo em programas de qualidade de vida, muitos dos quais fantásticos. Acontece que a questão esbarra em um inimigo difícil de vencer: a falta de consciência dos profissionais que, em um mundo workaholic, acreditam não ter tempo ou não precisar destes programas!

Olhando atentamente vamos perceber que a maior parte dos transtornos na qualidade de vida e, conseqüentemente na saúde são derivados de um estilo equivocado de vida, cujos componentes mais significativos são: Estresse, Tabagismo, Vida Sedentária e Alimentação Equivocada.

Na saga de manterem sua empregabilidade e seu nível de resultados as pessoas deletam a si mesmas de suas agendas sem perceber que ao fazer isso estão justamente comprometendo sua empregabilidade e a sua obtenção de resultados.

Qualidade de vida hoje não é uma questão etérea, nem modismo, como ainda pensam alguns, mas competência fundamental de competitividade profissional.

Como por um bom tempo (até que ocorra uma mudança no paradigma de trabalho corporativo) teremos que conviver com níveis crescentes de pressão e metas ascendentes; isso sem falar no downsinzing que realocou mais trabalho para menos funcionários, cuidar da saúde agora é também escolher entre permanecer ou não no mercado.

Redesenhe seu estilo de vida a velha expressão grega “mens sana in corpore sano” (mente sã em um corpo sadio) nunca foi tão evidente no mundo dos negócios como hoje. Reaprender a respirar, parar, meditar, alongar e abandonar hábitos que minem suas energias são hoje mais importantes que o seu M.B.A, pode acreditar.

Em breve as empresas terão que realizar testes de esforço e reações frente a pressões continuadas para contratar para os cargos essenciais, pois não podem contar com a contraproducente expectativa de substituir um talento em meio a um projeto importante porque ele estressou ou entrou em depressão...

Ser um atleta corporativo é hoje uma necessidade existencial e profissional. Bem vindo ao mundo dos Ironmen e Ironwomen.

Carlos Hilsdorf

Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha). Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV e consultor de empresas. Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Referência nacional em desenvolvimento humano. Site oficial: www.carloshilsdorf.com.br

Acompanhe as novidades no Twitter: www.twitter.com/carloshilsdorf

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Carlos Hilsdorf

    Carlos Hilsdorf

    Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México).
    Economista, Pós Graduado em Marketing pela FGV e profundo pesquisador do Comportamento Humano.
    Palestrante do Congresso Internacional de Educação, e do Fórum Internacional de Criatividade.
    Autor dos Best Sellers “Atitudes Vencedoras”, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero (VEJA, "Guia de Carreira", ed. 1832), 51 Atitudes Essenciais para Vencer na Vida e na Carreira, Revolucione seus Negócios e do lançamento Atitudes Empreendedoras: como transformar sonhos em realidade e fazer seu projeto de vida acontecer. Autor especialmente convidado para os livros: Gigantes das Vendas, Gigantes da Motivação, Gigantes da Liderança, e Reimaginando a Administração.
    Proferiu mais de 1.800 palestras.
    Hilsdorf é presença constante nos principais congressos e fóruns empresariais de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do Brasil.
    Recebeu o prêmio Mérito Empresarial, concedido pela Academia Brasileira de Artes, Cultura e História, e o prêmio Empresário do Ano, concedido pelo Instituto Latinoamericano de Qualidade, ambos pelo seu destaque como palestrante.

    Colunista de importantes veículos nacionais, é referência em desenvolvimento humano no país.

    Site: www.carloshilsdorf.com.br
    Visite o site e assista a entrevistas na TV, trechos de palestras e muito mais.

    Twitter: @carloshilsdorf

    Facebook: @carloshilsdorf

    café com admMinimizar