O mistério do Valuation das Startups

Muitos assuntos interessantes foram discutidos sobre os investimentos dos Corporate Venture Funds em startups de tecnologia,

Participei hoje 06/06/18, do evento sobre "Corporate Venture Capital e M&A em Inovação", organizado pela Chambers com a Veirano Advogados.

Muitos assuntos interessantes foram discutidos sobre os investimentos dos Corporate Venture Funds em startups de tecnologia, e dentre eles destaco os pontos de atenção nos processos de Due Diligence das Startups e uma discussão interessante foi sobre o Valuation das startups.

Fiquei bastante surpreso em ver que apesar da plateia ser composta quase que totalmente por pessoas de alguma forma envolvidas com processos de M&A, a grande maioria desconhecia ou não compreende completamente o processo de Valuation e qual metodologia utilizar.

A grande maioria não consegue entender como chega-se a valores tão significativos de Valuation para algumas startups.

Valuation é um mix de números e estória. Uso o termo estória apesar de eliminado de nossa ortografia para diferenciar a história das companhias tradicionais (baseada em números e fatos) e a "estória" futura das startups que ainda terá que se provar verdadeira. (Em inglês ainda existe a diferença entre History and Story)

No caso de startups estimo que esse mix que fundamenta o Valuation seja em média, 20% baseado em números (History) e 80% estória (Story).

Uma boa estória é o que define um Valuation milionário ou bilionário de uma Startup, é essa estória que faz com que os investidores acreditem no sucesso da empresa e nas projeções que vão definir seu valor.

Uma estória crível e bem contada é que sustenta as projeções que dão base ao valor da empresa. Uma boa estória é a melhor metodologia para o Valuation de uma Startup.

A Space X, empresa idealizada por Elon Musk que promete viagens interplanetárias está avaliada em USD 24 bilhões. Você acredita que um dia essa empresa vai dar algum retorno a seus investidores? Por enquanto são só investimentos bilionários e prejuízos sucessivos.

Mas, isso ninguém sabe, e provavelmente muitos dos que leem este texto não estarão aqui para saber o resultado, mas todo esse valor vem do sucesso em fazer as pessoas acreditarem na estória da empresa.

Então, respondendo a questão de como fazer o Valuation de uma Startup.

Conte uma boa estória.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Klaus Ehmke

    Klaus Ehmke

    Profissional com mais de 25 anos de experiência profissional em diversos segmentos da administração empresarial; Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, possui larga experiência como Diretor Financeiro em multinacionais e nacionais nas áreas de tecnologia e varejo (EDS, TATA Consultancy, Elucid Solutions, PSINet, Makro Atacadista, Globalweb) Possui oito anos de experiência de auditoria em uma das Big Fours. Concretizou nos últimos anos vários processos de Fusões e Aquisições. Possui vasta experiência tributária e experiência na negociação de contratos e gestão empresarial.
    café com admMinimizar