Café com ADM
#

O meu 2019 será fantástico, e o seu?

O meu 2019 será fantástico e o seu? Antes de responder, lembre-se que a forma como entendemos o mundo está diretamente relacionada com o que conseguimos direcionar, e nós só enxergamos o que conseguimos construir mentalmente.

Perspectiva é o modo através do qual alguma coisa é representada ou vista, é o modo como se concebe ou se analisa uma situação específica, é um ponto de vista, é aquilo que os olhos alcançam desde um certo lugar, é uma sensação esperançosa. Muitos conceitos importantes que trazem consigo importantes reflexões.

Como cada um de nós tem uma perspectiva a respeito de algo, o que poderíamos dizer deste novo ano que inicia? O que você enxerga para a sua vida pessoal e profissional? Quais são os seus sentimentos e esperanças?

Você lembra da velha história do copo meio cheio ou meio vazio? Muitas vezes, analogias como essa nos trazem ‘de volta à terra’ e nos fazem refletir se estamos condicionados demasiadamente em enxergar somente os aspectos ruins que são inerentes ao contexto, ou se estamos mais propensos a pensar de forma positiva, independente das circunstâncias.

Como coach, uso muito esta frase para abrir um pouco o nosso campo de visão: “o mundo, a sua vida, a sua família, o seu emprego, não são como você os vê. É apenas a sua mente que os vê assim. Portanto, tudo pode ser um inferno ou um paraíso, a liberdade ou uma prisão. A compreensão disso fará toda a diferença”.

O tempo todo somos pegos por sensações das mais diversas, pois somos direcionados por meio dos nossos pensamentos, pelo que construímos mentalmente. Muitas vezes estamos confortáveis em uma determinada situação e reclamando da vida, outras vezes desconfortáveis por passar por momentos difíceis, porém agradecendo a Deus pelas oportunidades e pelo aprendizado. O que eu quero dizer com isso é que a forma como você direciona seus pensamentos é fundamental para você enxergar novas realidades e equilibrar a sua vida.

A forma como entendemos o mundo está diretamente relacionada com o que conseguimos direcionar, e nós só enxergamos o que conseguimos construir mentalmente. Lembre-se sempre que as pequenas coisas controlam as grandes coisas, ou seja, o sutil controla o grosseiro. Assim como um leme de um grande transatlântico, é necessário um pequeno movimento para direcionar grandes coisas em nossas vidas.

Porém, é fato que normalmente ‘empacamos’ em pequenas coisas, certo?

Neste caso, temos que compreender algumas questões fundamentais:

  • Que devemos ter consciência crítica e uma postura auto condutora em nossas vidas. Você está sendo conduzido pelo mundo, pelos comportamentos massificados ou você é o autor da sua própria história e direcionador da sua vida?
  • Que a ampliação da visão é essencial para criar novas soluções e para ampliar as existentes. Estou passando por um dia ruim hoje? Se possível, postergue a tomada de decisão com relação a um problema relevante. Dê um tempo para si mesmo para que a miopia seja substituída por uma visão clara de todo o contexto.
  • Que quando afastamos o olhar de um determinado problema, o problema fica menor e muitas vezes se dissipa.

Pense em quantos exemplos você pode correlacionar com os três pontos acima. Tenho certeza que você também já utilizou destes mecanismos, porém a grande questão é: com que frequência pensamos e agimos desta forma?

Interessante como somos surpreendidos por atitudes transformadoras em nosso dia-a-dia. Tenho em meu rol de amigos uma pessoa fascinante. Quando pergunto a ele se está tudo bem, ele responde sistematicamente: “eu vou sempre bem!”

Isso significa que esta pessoa não tem problemas? Óbvio que não, porém este exemplo é para que entendamos que somos os responsáveis pelo dimensionamento e representatividade dos problemas em nossa vida e também pela decisão de como queremos enfrentá-los. Neste caso, ele simplesmente decidiu que sua vida é fantástica, independente das ‘rasteiras’ que estamos sujeitos a levar.

Pense sempre nisso: o ‘monstro’ que criamos tem 10 metros de altura e é invencível, ou ele sequer existe?

Portanto, tenho certeza absoluta que este ano será simplesmente incrível, independente dos nossos desafios, dos nossos problemas, do novo governo, ou de qualquer outro obstáculo.

Uma outra questão importante: você jamais estará sozinho nesta caminhada e suas relações são um diferencial para que este próximo ano seja o melhor de sua história. Invista nisso também! Quem está ao seu lado precisa de um empurrãozinho para ampliar a visão com relação às coisas? Seja um agente de transformação positiva, onde você estiver!

O meu 2019 será fantástico, e o seu?

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.