O mercado para profissionais de coaching no Brasil

A expansão do mercado para os profissionais de coaching se dá pelas crescentes exigências do mundo atual. As pessoas individualmente e as organizações, inseridas num mundo dinâmico, volátil e de alta complexidade, vão sendo pressionados pela necessidade de alta performance

O mercado para profissionais de coaching no Brasil vem crescendo num ritmo acelerado, acompanhando a tendência mundial.

A expansão do mercado para os profissionais de coaching se dá pelas crescentes exigências do mundo atual. As pessoas individualmente e as organizações, inseridas num mundo dinâmico, volátil e de alta complexidade, vão sendo pressionados pela necessidade de alta performance, por diferenciais competitivos, pelo desejo de sucesso e reconhecimento. Nesse contexto, cresce um sentimento crescente de insegurança quanto ao aproveitamento das potencialidades e dos caminhos a serem percorridos.

O que é coaching

O Coaching é uma metodologia que vai ajudar as pessoas e empresas a vencerem esse desafio. De forma rápida, assertiva e positiva, trabalham, coach e coachee, no atingimento dos resultados almejados.

Coach é a denominação dada ao profissional que está capacitado a aplicar as ferramentas do coaching.

O coaching é um processo, com começo, meio e fim, que tem por objetivo facilitar ao coachee (cliente) a exploração da percepção a respeito de si e do mundo que o cerca.

E, a partir desse autoconhecimento, proceder transformações em pensamentos e comportamentos, a fim de alcançar metas pessoais ou profissionais.

O coach atua como facilitador dessa transformação, que conduz seu cliente da situação atual para situação que idealiza.

História e mercado de coaching

O Coaching surgiu nos Estados Unidos a cerca de 20 anos. Foi se expandindo por toda a América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. No Brasil, o coaching deu seus primeiros passos há 10 anos, tendo um aumento significativo nos últimos 5 anos.

É uma carreira nova. Com crescimento projetado entre 80% a 90% ao ano.

Não é uma reconhecida como profissão, mas sim como uma habilidade.

Profissionais de diversas áreas podem se habilitar ao coaching. Pelas suas características, aplicabilidades e benefícios, a capacitação em coaching atrai empreendedores, comunicadores e administradores. Pessoas ligadas a cargos de gestão, que trabalham com equipes e exercem liderança são aquelas que mais procuram a habilitação. Entretanto, qualquer pessoa pode se capacitar e se qualificar ao coaching, tornando um coach profissional.

Ponto de atenção: Não há uma formação profissional exigida como pré-requisito.

Contudo, é fundamental que aquele que deseja ingressar no mercado de coaching tenha uma formação em coaching numa instituição séria, com instrutores que tenham bagagem sólida e experiência no processo de coaching.

Uma habilitação adequada deve ser prioridade para o profissional que almeja desempenhar a atividade de coach. Uma formação de qualidade deve contemplar conteúdos, técnicas e domínio do ferramental utilizado pelo coach. Possibilitando atender seus clientes de forma segura, com padrões de qualidade e sob o código de ética preconizado.

A formação com excelência conduz o coach a prestar serviços de excelência, onde o reconhecimento vem naturalmente.

O retorno para o profissional que investe em se capacitar a ser um bom coach tem sido atraente.

Financeiramente, através de uma boa receita, devido a crescente demanda e valorização.

E, a partir de relatos de muitos profissionais, os coaches têm um ganho em autoconhecimento, autodesenvolvimento; além da satisfação de ajudar as pessoas através do coaching.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento