O mercado muda... e novas oportunidades surgem
O mercado muda... e novas oportunidades surgem

O mercado muda... e novas oportunidades surgem

Desde a linha de produção da Ford, em 1913, até os dias atuais, para a sobrevivência na Era do Conhecimento o mercado passou por constantes mudanças em concepções e metodologias. E com estas mudanças, novas discussões e modelos de negócios surgem com velocidade cada vez mais estrondosa, ano após ano

Tive um professor na faculdade que tinha uma célebre frase que persistia, todas as aulas, em dizer: “Na vida, temos duas certezas: a primeira é a morte e a segunda é que o mercado vai mudar”.

Desde a linha de produção da Ford, em 1913, até os dias atuais, para a sobrevivência na Era do Conhecimento o mercado passou por constantes mudanças em concepções e metodologias. E com estas mudanças, novas discussões e modelos de negócios surgem com velocidade cada vez mais estrondosa, ano após ano.

Isso significa que o mercado vem mudando cada vez mais rápido e, se você não estiver atento, vai ficar pelo caminho. E em um mundo em que o mercado muda na velocidade em que um post é redigido no Facebook, acompanhar o que está acontecendo é crítico.

O mercado musical, especificamente, não é diferente: vem sofrendo inúmeras alterações em seu modelo de negócio. O que antes era uma indústria de mensuração por vendas de discos, hoje é muito mais um mercado que tem olhos para a mensuração a partir dos views no maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. O mercado muda.

Recentemente, fiz um estudo sobre o caso de sucesso da banda Scalene. Minha intenção nesse levantamento era demonstrar, a partir de uma aplicação acadêmica e científica, o quanto o Youtube pode ajudar no processo de valorização das “marcas” das bandas. O quanto ele pode influenciar (positiva ou negativamente) o alcance e a escala de sucesso desses artistas. E nesse novo contexto, novas métricas de mensuração de sucesso surgem para substituir as anteriores. E nada mais lógico do que usar a atual métrica para mensuração de sucesso como ciência: o número de views. O mercado muda.

E depois desse estudo, observei que muitas empresas e pessoas perdem oportunidades incríveis simplesmente por permanecerem nos "antigos moldes de negócio". O dono da produtora deixou de vender discos e não notou que, ao invés dos discos, poderia vender a imagem de seus artistas em ações publicitárias, já que estes se tornam famosos em velocidade muito maior do que outrora. O mercado muda. E você precisa estar pronto para enfrentar as mudanças, pois elas sempre trazem novas oportunidades.

E olha que Darwin já nos alertava, em pleno século XIX, que quem sobrevive é o que melhor se adapta às mudanças. Não seja o mais forte, nem o mais inteligente. Seja aquele que melhor se adapta às mudanças. Afinal, o mercado já mudou.

E vai continuar mudando.

ExibirMinimizar
Digital