O Mercado Globalizado

Por Ronaldo Cruz da Silva A abertura do mercado mundial foi importante para o crescimento de muitas empresas, porém, elas passaram a competir igualmente com as organizações de outros países. Por esta razão as empresas tiveram que avaliar suas estratégias, para melhorar sua posição no setor a qual faz parte, trabalhando com conceitos importantes para captar novos consumidores e a fidelidade dos que já conhecem seus produtos e sua marca. Diante disso, não basta simplesmente a organização ter uma equipe comprometida e profissionais capacitados, ela terá que rever seus processos, focar a melhoria contínua e fazer uma análise dos pontos positivos e negativos que venham a impactar no negócio. É importante também, que a mesma invista no desenvolvimento de novos produtos e serviços para não ficar obsoleta. Em função desses fatos, as organizações deverão fazer uma análise do ambiente externo, para identificar as oportunidades ou ameaças que podem prejudicar o seu negócio, objetivando com isso acompanhar as tendências do mercado e avaliar a possibilidade de entrada em outros segmentos. As empresas precisam melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, assim como, a qualidade de seus produtos, pois, são fatores importantes para obter sucesso nas vendas, porque este é o diferencial que conta muito na hora que o consumidor vai adquirir um novo produto. Para atender as novas exigências do mercado atual onde o foco principal é o cliente, as empresas estão utilizando várias estratégias de marketing para melhorar o relacionamento com os mesmos. Por exemplo, o marketing direto e ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), que faz com que o consumidor sinta o padrão de qualidade no atendimento, pois, por meio delas o departamento de Marketing traça um perfil para cada consumidor, fazendo com que a empresa atinja suas metas e objetivos, tornando-se mais competitiva. Os impactos das mudanças foram tão forte que infelizmente várias empresas, entraram em processo de entropia, pois, não conseguiram se manter no mercado, em função de uma administração burocrática, inflexível e mal preparada para interagir no mercado com as mudanças no cenário global. As grandes organizações passaram a tomar conta desse mercado, pois, as mesmas possuem uma estrutura forte e competente para assumir qualquer desafio. Algumas dessas organizações compraram muitas empresas de pequeno porte que atuavam no mesmo segmento, e aquelas que tentaram ficar no mercado, acabaram fechando suas portas por falta de competitividade, outras utilizaram como estratégia a fusão com empresas do mesmo segmento, para tentar continuar na batalha empresarial e melhorar o desempenho de suas atividades. Todos esses fatores que foram citados relatam as dificuldades que as empresas têm que enfrentar, para conseguir um bom posicionamento no cenário atual; Diante disso os gestores precisam de muita flexibilidade, jogo de cintura, conhecer muito bem o negócio e ter visão global para atuar com as mudanças oriundas do ambiente externo, pois no jogo dos negócios, suas estratégias irão fazer com que driblem seus concorrentes. Ronaldo Cruz da Silva possui graduação em Administração de Empresas é especialista em Administração de Recursos Humanos e em Psicologia Organizacional, tem experiência de mais de 14 anos na área Administrativa/Recursos Humanos. É professor universitário e atua em consultoria de RH. Contato: e-mail: ronaldocruzsilva@yahoo.com.br.
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