O mercado de toner no Brasil

Mesmo com o mercado da publicidade online em alta, o crescimento do mercado de toner no Brasil foi de 13% em 2014, segundo o IDC

Passam-se os anos, a tecnologia avança, mas uma coisa não muda: a necessidade de impressões nas empresas, escolas, gráficas e residências. Podemos digitalizar e carregar cópias online de muitos documentos em nossos tablets e smartphones, mas ainda precisamos de papéis para assinar, trabalhos escolares e universitários para entregar, cartazes para divulgar nossos negócios, e assim por diante.

E onde tem impressão, tem toner. O mercado de toner no Brasil continua em franca expansão, com crescimento de 13% em 2014, segundo o IDC. E aqui estamos falando apenas de toners originais, sem levar em consideração os compatíveis e remanufaturados, que geralmente não têm dados divulgados por serem vendidos de maneira informal.

Por esse motivo, o mercado brasileiro é considerado difícil pelas grandes empresas do ramo. A concorrência com produtos não-oficiais é grande, mas mesmo assim é possível perceber que existe um crescimento sólido e constante no país.

A estimativa de especialistas é de que se consuma entre 100 e 150 toneladas de toner todos os meses aqui no Brasil. Segundo pesquisa do IDC, esse volume corresponde a aproximadamente 50 milhões de cartuchos de toner por ano. E esses números seriam ainda maiores se não houvesse consumo de toners compatíveis e remanufaturados no país.

O mercado, entretanto, tem reagido à baixa qualidade dos toners remanufaturados (cartuchos vazios que são recarregados manualmente). Nos últimos anos, houve uma projeção de queda de 15% nesse tipo de produto, enquanto os toners compatíveis (versões genéricas, produzidas por empresas que não são as fabricantes dos equipamentos de impressão) tiveram um crescimento de 25% no mesmo período.

Aparentemente, os consumidores perceberam que a economia do toner remanufaturado acaba não compensando no final das contas. Apesar de mais baratos, os cartuchos remanufaturados não apresenta a mesma qualidade e leva a gastos extras com manutenção do equipamento de impressão, além de reimpressões dos documentos.

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